João Pessoa, 05 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GRAVE

Brasil é o maior mercado de crack no mundo, aponta levantamento

Comentários: 0
publicado em 05/09/2012 ás 15h47

 O Brasil é o maior mercado de crack do mundo e o segundo de cocaína, aponta o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. O estudo, divulgado pela Universidade Federal de São Paulo nesta quarta-feira (5), mostra que esta epidemia corresponde a 20% do consumo global da cocaína — índice que engloba a droga refinada e os seus subprodutos, como crack, óxi e merla.

Só no último ano, um em cada cem adultos fumou crack, o que representa um milhão de brasileiros. Quando a pesquisa abrange o consumo das duas drogas, cocaína e crack, o número atinge 2,8 milhões de pessoas em todo o país, número considerado "alarmante" pelo diretor do Inpad e coordenador do estudo, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira.

Conseguir as drogas foi considerado fácil por 78% dos entrevistados, sendo que 10% afirmaram vender alguma parte da droga que possuem.
A pesquisa, feita com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros, aponta ainda que o primeiro uso de cocaína ocorreu antes dos 18 anos para quase metade (45%) dos usuários que consumiram ou ainda consomem a droga. No total, 48% desenvolveram dependência química, sendo que 27% relataram usar a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana.

Cerca de 4% da população adulta, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Já entre os adolescentes, 442 mil, que representa 3% da população jovem, também já tiveram experiência com a droga.

Uol

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x