João Pessoa, 11 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
COMUNICAÇÃO

Manoel Junior foi convidado a compor Conselho de Rádio Digital

Comentários: 0
publicado em 11/09/2012 às 13h36

O Deputado Manoel Junior (PMDB) foi indicado pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para compor o Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações.

Manoel Junior preside a Subcomissão Especial de Rádio Digital ligada à Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, que entre outras atribuições apontará o modelo de rádio digital que mais se adéqua ao Brasil.

Na radiodifusão tradicional a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter melhor qualidade de som, tanto das emissoras que operam em AM quanto em FM, assim como o aumento do número de estações.

Duas tecnologias estão sendo avaliadas pelo Ministério das Comunicações: a norte-americana (IBOC) e a europeia (DRM). A subcomissão está estudando as diferenças entre os dois sistemas, analisando os obstáculos de ordem técnica e conhecendo as possibilidades de se criar uma tecnologia nacional com base em um desses sistemas. O relatório final desse estudo deverá ser publicado nos próximos 90 dias.

Além de Manoel Junior, o deputado Sandro Alex (PPS / PR ) também integra o Conselho.

Assessoria

Leia Também