João Pessoa, 12 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LIMINAR

Justiça suspende divulgação de pesquisa do Sistema Tambaú

Comentários: 0
publicado em 12/09/2012 às 10h50

A juíza da 70ª Zona Eleitoral, Túlia Gomes, concedeu liminar considerando irregular e proibiu a divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto Exatta e publicada pela TV Tambaú na última semana. A sentença, proferida nesta terça-feira (11), foi resultado de uma representação da coligação “Unidos por João Pessoa”, do candidato Luciano Cartaxo.

Além de números questionados pela Coligação,a pesquisa Exatta teria apresentado falhas formais. Na ação, a equipe jurídica de Luciano apontou a inexistência da área fixa de realização da coleta, percentuais sexo, idade e grau de instrução. Além disso, a empresa não teria exposto formulários de consulta, plano amostral ou qualquer atestado da idoneidade de sua atuação.

“A pesquisa possuía erros gritantes e refletia uma realidade que claramente não existe nas ruas”, declarou o advogado Rodrigo Farias, coordenador jurídico da coligação. O candidato a vice-prefeito, Nonato Bandeira, chamou a pesquisa de picaretagem.

"Embora a gente tenha uma certa experiência na leitura de números de pesquisas, essa nem precisava de conhecimento técnico para detectar as irregularidades primárias na amostragem, como a ausência das variáveis sexo, idade, renda e escolaridade. Não acusei nenhuma coligação formalmente de estar por trás da armação, mas de imediato, os presidentes estadual e municipal do PSB vestiram a carapuça e defenderam a pesquisa. Coincidentemente, a amostragem rebaixava os índices de Luciano, que está em curva ascendente, igualando-o à candidata do governador, que é do PSB", afirmou Nonato.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas