João Pessoa, 20 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará, entre os dias 05 e 06 de dezembro, o I Simpósio Paraibano de Autismo. O evento é coordenado pela psicopedagoga Juliana Arcela e Jacielle Almeida e acontecerá no auditório 411 do CCHLA, tendo como temática norteadora o autismo sob uma abordagem transdisciplinar.
O Simpósio é destinado aos diversos estudantes e profissionais das áreas da saúde, educação e social que se interessam pelo tema, bem como também é direcionado aos pais e cuidadores de crianças que apresentem autismo.
Juliana Arcela destaca que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. “Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento”, explicou.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. “Diante desta realidade surgiu a necessidade da realização do simpósio”, comentou.
A programação científica abrange temas diversos, com a participação de profissionais renomados. Serão abordados os seguintes temas: como conhecer os sintomas precoces do autismo; comportamento e desenvolvimento social na inclusão; a integração sensorial e sua relação com o autismo; novas tecnologias aliadas à fonoaudiologia; instrumentos psicopedagógicos, releituras e avanços para uma nova prática; a alimentação e sua relação com o comportamento humano; e canabidiol: mitos, fatos e indicações.
Mais informações nos telefones: (83) 9990-5054 (Tim) e 8894-4281 (Oi).
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025