João Pessoa, 02 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, abriu nesta segunda-feira (02) os trabalhos judiciários após o recesso de julho. Ao iniciar a sessão, Fux fez um pronunciamento com críticas à ataques antidemocráticos a poderes e a ministros da Suprema Corte. O magistrado afirmou que a população não quer a polarização, mas vacina, emprego e comida na mesa.
“Nós, do STF, ainda quando nossas atuações precisam ser severas, jamais abdicaremos de nossos deveres. Trabalhamos para que onde houver hostilidade, construirmos respeito. Nós, do STF, trabalhamos e existimos pelo povo brasileiro”, disse.
Fux também clamou por harmonia entre os poderes.
“Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições”, pontuou.
“O povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora da Constituição”
Sem citar nomes, o magistrado condenou ataques ao que chamou de “inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública”.
“Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país”, ressaltou o ministro.
“Por fim, como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão. Sempre há tempo para o aprendizado mútuo, para o debate público compromissado com o desenvolvimento do país, e para a cooperação entre os cidadãos bem-intencionados”.
Wallison Bezerra – MaisPB
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025