João Pessoa, 10 de junho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mercado de trabalho

Portugal está entre os melhores destinos para mulheres

Comentários: 0
publicado em 10/06/2021 às 14h42
Foto: Getty Images

Como já é de conhecimento geral, Portugal tem sido alvo de muitos estrangeiros, tanto brasileiros quanto europeus, como local para mudar de vida e procurar novas oportunidades de trabalho. Dito isto, notícias boas foram publicadas recentemente por um estudo britânico colocando Portugal em 6º lugar no ranking de melhores países para mulheres trabalharem. Ranqueado acima de países como Australia, Reino Unido e Canadá, Portugal demonstrou ter evoluído nos últimos anos, entretanto ainda com muito a melhorar se comparado com países escandinavos como Suécia, Noruega e Dinamarca.

Dentre os motivos pelos quais Portugal ainda não se encontra nos top 5 do ranking está o fato de que as mulheres ainda ganham em torno de 10% menos que homens que trabalhem na mesma posição. Segundo o Index de Igualdade de Gênero feito pelo Instituto Europeu de Igualdade de Gênero em 2020, Portugal alcançou uma pontuação de 61.3 de um total de 100 pontos, sendo que, dentre os critérios de avalição, o fator de “Trabalho” foi o segundo mais pontuado, logo abaixo da área da “Saúde”.

De foram geral, essa nação Ibérica tem muito a melhorar em questão de igualdade de gênero (como a maioria dos países nos dias atuais, sejamos sinceros), mas não tem como negar que ela tem muito a oferecer também! Nos últimos anos o país se tornou foco de brasileiros, ingleses e franceses procurando oportunidades de trabalho, principalmente a cidade de Lisboa. Apesar de preços de aluguéis mais elevados do que a maioria das outras cidades portuguesas, Lisboa é um dos centros econômicos mais ricos e badalados de Portugal, com uma variedades cosmopolita de restaurantes e bares e maior disponibilidade de salários consideravelmente elevados (compensando os aluguéis e custo de vida).

A grande diáspora de jovens brasileiros buscando fugir da instabilidade política, econômica e sanitária de sua terra natal é comprovada pelos dados publicados pelo site da Imovirtual constatando que 29% das visitas ao seu website são efetuadas por brasileiros entre 25 a 34 anos. Mas essa escolha não é dada somente como uma fuga de um outro país, além de não possuir uma barreira linguística, Lisboa é uma das cidades mais ensolaradas da Europa, com uma culinária da dar água na boca, altas velocidades de wifi (elemento essencial nos tempos de home-office de hoje) e uma qualidade de vida com um custo de vida balanceado (principalmente se comparada a outras cidades europeias análogas como Paris e Londres).

MaisPB

Leia Também