João Pessoa, 25 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia nacional da adoção

Busca por filho ideal emperra adoção na PB

Comentários: 0
publicado em 25/05/2021 às 19h06
atualizado em 26/05/2021 às 04h37
Juiz Adhailton Lacet Correia Porto (Foto: TRE-PB)

A Paraíba tem atualmente 435 pessoas na fila para adotar. O número é maior que o de crianças e adolescentes aptas para adoção. Deste total, apenas 17 aceitam adotar crianças maiores de 11 anos. Neste 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção.

Ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, o juiz da Infância e da Juventude, Adhailton Lacet, explicou que o judiciário tem investido em cursos preparatórios para tentar fechar a conta e fazer o “milagre da adoção” acontecer.

A busca pelo filho ideal é um grande desafio para fazer a fila da adoção andar. As meninas de pele clara e com as menores idades são as preferidas pelos adotantes. O juiz ressalta que ampliar esse perfil e incentivar a adoção de grupos de irmãos são desafios no processo adotivo.

“O grande desafio é fazer com que os pretendentes, que são em número muito mais elevado que as crianças e adolescentes disponíveis, que haja esse encontro de forma satisfatória e possam conseguir essa adoção de forma plena”, avaliou o magistrado.

A Vara da Infância tem investido em cursos preparatórios, com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e pessoas que já adotaram, como forma de incentivar a adoção de crianças e adolescentes que enfrentam dificuldade em virtude da idade.

O juiz incentiva que as pessoas que pretendem adotar façam um estágio de convivência, iniciando com visitação às instituições de acolhimento, autorização para passar finais de semana com a criança ou adolescente em casa. “Quem sabe vai fortalecendo aqueles vínculos de afinidade e de afetividade e isso pode resultar no milagre da adoção”, disse Lacet.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas