João Pessoa, 13 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ATÉ AMANHÃ

Governo e MST realizam encontro de ‘sem terrinhas’ no Lyceu

Comentários: 0
publicado em 13/10/2012 às 11h44

 O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Agricultura, realizam o 9º Encontro dos Sem Terrinha da Paraíba, no Lyceu Paraibano, que começou na sexta-feira (12) e segue até o este domingo (14).

O encontro que tem como tema “A luta dos sem-terrinha: reforma agrária popular”, reúne cerca de 500 crianças de 70 assentamentos e 45 acampamentos rurais da Paraíba.

“O objetivo do evento é proporcionar às crianças do campo as mesmas oportunidades de lazer que as crianças da cidade possuem. Além disso, este é um espaço para estudar, brincar e reafirmar que dia de criança também é dia de luta por reforma agrária popular”, destacou Gilmar Felipe, da direção do movimento.

Abertura – Na manhã da sexta-feira (12) houve a recepção das crianças com jogos e brincadeiras populares. À tarde ocorreu a abertura oficial no ginásio do Lyceu Paraíba com a presença de diversos parceiros do evento, entre eles professores e estudantes dos campi I (Joãos Pessoa) e IV (Litoral Norte, Mamanguape) da UFPB, dos cursos de Pedagogia, Medicina, Serviço Social, Educação Física, além do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e do Grupo Imburana de Danças Populares Brasileiras, da ADUFPB/Seção Sindical do Andes.

Na ocasião, esteve presente o secretário da Agricultura Familiar do Governo do Estado, Alexandre Eduardo Araújo, que reafirmou parceria com o movimento. “A Paraíba possui cerca de 700 mil pessoas morando na zona rural e 1.444 trabalham com agricultura familiar. O nosso desafio é garantir a reprodução social fornecendo todas as condições necessárias para que esses jovens entendam a importância de morar no campo e garantir a produção de alimentos”, destaca.

Após a abertura oficial, houve a sessão do “Cine Sem Terrinha”, com a exibição do filme “Kirikú e a feiticeira”. Para finalizar o dia, à noite ocorreu a Festa Popular do Dia das Crianças, onde foi distribuído um bolo com mais de dois metros para a criançada.

Programação – Na continuidade do evento, neste sábado ocorrem atividades de lazer, esporte, educação e luta social com oficinas pedagógicas organizadas em parceria com o Observatório de Educação do Campo da UFPB. Às 15h haverá uma Plenária de Socialização das Oficinas e às 19h30 apresentação cultural do Grupo Imburana de Danças Populares.

No domingo, o destaque será o Ato das Crianças Camponeses pela unidade do campo e cidade, às 9h, na Comunidade Citex, bairro João Paulo II, na Capital. O encontro também terá a participação de crianças indígenas potiguaras da cidade de Marcação que farão a distribuição de cerca de uma tonelada de alimentos produzidos nas áreas de reforma agrária da Paraíba para mostrar a importância de alimentos produzidos sem agrotóxicos ideal para o consumo humano.

Secom PB 

Leia Também