João Pessoa, 23 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ORDEM

Odon rebate acusações de adversários e destaca ações na OAB

Comentários: 0
publicado em 23/10/2012 ás 12h41

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB) e candidato a reeleição, Odon Bezerra, participou de entrevista, nesta segunda-feira (22), no programa Rede Verdade, da TV Arapuan. Na oportunidade, ele rebateu acusações de adversários e destacou as ações realizadas à frente da entidade nos últimos três anos.

Durante a entrevista, Odon Bezerra explicou que perdeu muito tempo no início da gestão para colocar “a casa em ordem”. Mesmo assim, ele argumentou que conseguiu concretizar 18 das 22 propostas apresentadas no pleito que o elegeu, em 2009. “Tivemos um percalço muito grande no início na gestão. Mas, conseguimos realizar várias ações, a exemplo da reforma e ampliação de várias subsecções no interior do Estado, além da reformulação da Escola Superior de Advocacia (ESA), que hoje conta com mais de mil alunos”, explicou.

Em seguida, o presidente negou as acusações de omissão por parte da OAB-PB no tocante à defesa das prerrogativas dos advogados perante o Poder Judiciário. “A oposição busca pontos para nos atacar. Mas, o mutirão judiciário implantado na Cidade de João Pessoa, por exemplo, foi fruto de empenho da Ordem perante o Tribunal de Justiça. Diferentemente do que eles nos acusam, nós temos conseguido que os nossos pleitos sejam atendidos sem precisar recorrer à Justiça, ou seja, apenas com o bom diálogo com o presidente”, argumentou.

Ainda segundo Odon, a OAB-PB ainda conseguiu formalizar um acordo para que o mutirão judicial aconteça em todo o Estado e com audiências realizadas de segunda a sexta-feira, diferente do que vem ocorrendo, quando os juízes julgam as ações em apenas três dias da semana. Para isso, a Ordem assinará um acordo com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no próximo dia 5 de novembro.

Custas judiciais padrão

O presidente da OAB-PB lembrou também que o projeto de universalização das custas processuais no país surgiu de uma necessidade da Paraíba. Para isso, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado apresentou projeto de diminuição dos valores das taxas judiciárias cobradas no Estado, que estão entre as mais caras do Brasil.

Segundo Odon Bezerra, uma comissão formada pela OAB-PB elaborou projeto tomando como parâmetro os valores cobrados nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba e identificou números que pudessem ser subsidiados pelo judiciário paraibano.

“Daí surgiu um anteprojeto de lei que vai unificar a cobrança de custas em todo Brasil. E esse grito surgiu da Paraíba. Não foi algo construído do dia para a noite, demorou, mas foi elaborado a partir de discussões em nosso Estado, capitaneadas pela Seccional da OAB”, explicou Odon.

Formação da chapa e apoio de Hervázio Bezerra

Por fim, o presidente da OAB-PB ainda respondeu o questionamento do apresentador do programa, o jornalista Luís Tôrres, sobre problemas identificados na composição da sua chapa para à reeleição na entidade. Ele afirmou que não existe titularidade ou suplência em seu grupo e que os advogados de Campina Grande estão bem representados.

Odon Bezerra também negou envolvimento político nas últimas eleições municipais e rebateu a afirmação de que não estaria recebendo o apoio do seu irmão e deputado estadual Hervázio Bezerra.

“O que se tenta mostrar é que eu não me empenhei na campanha do meu sobrinho para vereador [Leo Bezerra, filho de Hervázio]. Na verdade, eu nunca me empenhei na campanha de ninguém, pois, sou presidente de uma instituição e não posso estar à frente da campanha de quem quer que seja”, argumentou.

MaisPB

com assessoria
 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x