João Pessoa, 26 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Nove estados brasileiros foram atingidos com o corte súbito de energia elétrica na madrugada desta sexta-feira (26): Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal, por isso a ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Ministério da Energia, para obter a garantia de que não faltará energia no dia da eleição.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, falou sobre a prevenção de “apagão”: “De nossa parte, aqui na Paraíba, fiz todos os contatos com o doutor Wilson, superintendente da Energisa, e ele também garantiu que já está tomando todas as providências, com geradores altamente capacitados para que não haja quebra no fornecimento de energia no dia da eleição. Então, todas as medidas foram tomadas e com certeza não haverá nenhum problema para a realização da eleição, no próximo domingo”, declarou Marcos Cavalcanti.
Segundo informou o diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, “o incidente foi localizado e não irá se repetir”.
Leonardo Lívio disse ainda, que: “Não é uma questão de subdimencionamento de rede, ou problema por causa de abastecimento, trata-se apenas de um incidente focal, e que não haverá problema para o dia da eleição. Em todo caso, estaremos com um caminhão da Energisa estacionado em frente ao Tribunal, na falta de eletricidade, ele tem autonomia para fornecer cinco horas de energia”, assegurou.
As urnas eletrônicas possuem bateria com capacidade de até 12 horas de uso continuo, baterias de 12 volts, que podem ser substituídas por bateria de veículo automotor.
MaisPB com Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025