João Pessoa, 20 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Marcos Pires é advogado, contador de causos e criador do Bloco Baratona. E-mail: [email protected]

De: [email protected]éu Para: [email protected]

Comentários: 0
publicado em 20/03/2021 às 07h30

Marcelo, (foto) aqui no céu houve uma enorme satisfação com a sua nomeação para o Ministério da Saúde. Desnecessário dizer que seu pai e seu sogro, ambos excelentes médicos, só não foram aos céus de tanta alegria porque aqui já estão.
Mas vamos ao que interessa, meu filho, porque sei que você não tem tempo a perder tamanha é a sua responsabilidade. Com certeza você lembra de dois amigos meus de infância, Joacíl e Joás de Brito Pereira, com quem eu e Adrião conversamos muito aqui no céu, principalmente quando temos uma dúvida jurídica, já que nosso advogado predileto ainda não chegou e ao que parece não tem nenhuma pressa em vir. Joacil e Joás além de excelentes advogados tem uma bagagem cultural incrível. E foram eles que nos explicaram os conceitos de fortuna e virtu que o grande escritor Maquiavel expôs na obra “O Príncipe”. Por sinal Joacil quando ainda estava aí publicou um livro sobre Maquiavel muito elogiado por aqui. Do que eu entendi, para alguém ser considerado um bom príncipe (no seu caso um bom Ministro) teria que aproveitar a fortuna (que é a sorte, mas não necessariamente a boa sorte) para agir com virtu (virtude, capacidade). Um exemplo que me deram seria o caso do estouro de uma barragem que causasse grandes estragos e mortes. Essa é a fortuna, ou seja, o momento que surge como uma tragédia mas que pode ser alterado para pior ou para melhor de acordo com a capacidade do gestor. Essa capacidade é que revela o bom príncipe.
Ora, a pandemia covid é a fortuna que você com certeza não pediu aos céus mas onde Deus lhe colocou no momento mais cruel. Portanto, Marcelo, use da sua virtu para decidir em favor da saúde do povo essa catástrofe. Você está no bom caminho; está pregando o distanciamento social e o uso de máscara. Principalmente está apostando na vacina. Não ligue quando disserem que você entrou numa fria, que a situação não pode ser resolvida porque o Presidente não deixa ninguém trabalhar, que os políticos irão puxar seu tapete. Meu filho, quanto maiores os desafios maior a sua vitória. Lembre-se que mares tranquilos nunca fizeram bons marinheiros.
Um conselho final, repetindo aquele meu filho muito amado, que é avexado igualzinho o Presidente; tenha medo não, bote pra lascar!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas