João Pessoa, 03 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Três espetáculos serão apresentados neste sábado (3), segunda noite da 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo. O evento, que teve início nessa sexta-feira (2), acontece até o dia 10, no Theatro Santa Roza. A primeira atração da Mostra Oficial é o espetáculo Casulo, da Ensaio Cia de Dança-Teatro (João Pessoa, PB), que sobe ao palco às 19h30. Em seguida, o circo marca presença com a montagem “Clown Bar”, do Núcleo de Estudos e Experimentação do Cômico (Neeco, de João Pessoa, PB). Na Mostra Paralela, haverá participação especial do Grupo de Teatro Universitário da UFPB, às 20h30, com a peça “Oficina Beckett: Esperando Gontarski”, sob coordenação do professor Everaldo Vasconcelos. Toda a programação é gratuita.
“Casulo” faz uma conexão com o cotidiano, retratando a relação de três mulheres solitárias. A apresentação mostra o lado animal, o pecado e a dor, causados pela castração das religiões e da sociedade. Além disso, a peça fala de um homem que representa o desejo, as questões religiosas e, também, a solidão. Desta forma, ele manipula essas mulheres para uma dança de ilusão e arrependimento, clima que representa a essência do espetáculo.
A encenação conta com apresentação de danças populares como o Coco, Cavalo Marinho, Frevo, Maracatu e o método de Rudolf Laban, que consiste na utilização de figuras geométricas para dar suporte aos movimentos.
Casulo tem duração de 45 minutos e é direcionado para adolescentes, adultos, além do pessoal da terceira idade. A peça foi montada e produzida em 2011, com a direção de Marcos Brandão e atuação de Angélica Lemos, Maria Bethânia, Naiara Misa e Jean Oliveira.
A 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo é realizada pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Homenagens – Este ano, o evento presta homenagens a quatro nomes da cultura paraibana. Na dança, a homenagem é para Maurício Germano, da Produção Cia de Dança e coreógrafo do Balé Popular da UFPB. Como representante da arte circense, o homenageado é o Major Palito, popular na cidade de Campina Grande. No teatro a homenagem é póstuma, ao teatrólogo Elpídio Navarro, falecido no dia 17 de julho deste ano. Além desses três nomes, mais um artista recebe as honrarias do festival. Trata-se do bailarino e professor José Enoch, que é o homenageado especial da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo.
Mostra competitiva – Até sexta-feira (9), os espetáculos selecionados para a Mostra Paralela serão avaliados por meio de votação diária de júri popular. Os 100 primeiros espectadores de cada apresentação receberão cédulas para votação. As decisões da curadoria serão definitivas e não caberá recurso.
Os dois espetáculos que obtiverem melhores votações receberão prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 2.500, considerando as deduções previstas em Lei.
Secom PB
NA CÂMARA - 02/10/2025