João Pessoa, 06 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
De volta a João Pessoa após viagem de descanso nos Estados Unidos, a ex-candidata à prefeita pelo PSB, jornalista Estela Bezerra, confidenciou parte de sua experiência dos dias em que esteve bem próximo ao olho do furacão Sandy, tempestade que provocou destruição e estragos no país.
No seu relato exclusivo ao Portal MaisPB, Estela conta os momentos de tensão que testemunhou em Nova York, as impressões do processo eleitoral americano no contexto da catástrofe e ainda confidenciou o que planeja para seu futuro político em João Pessoa.
Antes de desembarcar na Capital da Paraíba, ontem, Estela esteve em Natal (RN), no fim de semana, onde manteve conversas e contatos com o governador Ricardo Coutinho. Na pauta, também, sua participação na gestão estadual.
Confira o relato:
A experiência – Foi uma boa experiência. Viajar sempre amplia os horizontes e as percepções. Os grandes acontecimentos redimensionam outros e assim vamos os ressignificando. Estive em Nova York no final de semana do anúncio do furacão. Na verdade fui para Arlington condado da Columbia nas proximidades de Washington onde a tempestade foi amena. O litoral leste, principalmente o Estado de New Jersei, foi quem mais sofreu.
Aventura – Sai de NY na tarde de domingo pelos trilhos, depois de passar a manhã inteira buscando alternativa de passagem ao retorno a Arlington. Os nova-iorquinos tiveram a chance de ficarem sozinhos em casa, pois quem pôde saiu. O clima era de grande tensão e expectativa. A Polícia agressiva com os cidadãos e a população ávida por consumir água, alimento e papel higiênico, caso tivessem que ficar isolada. Eu assisti muito perto, mas não estava no olho do furacão.
Efeitos da catástrofe – Em Arlington, os ventos derrubaram árvores e cortaram em grande parte do Condado a energia elétrica e os serviços de informação. Péssimo porque lá faz muito frio e teve corte de água. A população apesar da tensão não sofre os dados que a população ribeirinha de João Pessoa, por exemplo, sofrem.
Eleições americanas – Quanto ao processo eleitoral ainda nos EUA, Obama saiu-se muito bem por conta do furacão. O prefeito de NY e o governador de NJ assumiram um apoio muito mais efetivo ao presidente depois que receberam a solidariedade e sua visão e política sobre as mudanças climáticas uma visão proporcionalmente oposta a do conservador Romney.
Futuro na política – A política requer paciência e sabedoria na dimensão pessoal, qualidades que se aperfeiçoam com o tempo. Na dimensão pública, sua dinâmica envolve outros aspectos e representações. Avançamos para um debate cada vez mais racional. No momento certo, estarei na cena pública como sempre estive. Creio que agora com uma visão e experiência mais amplas. O espírito público encontra-se renovado e a serenidade, dom herdado de minha mãe, habita no meu coração. Seguiremos.
MaisPB
NA CÂMARA - 02/10/2025