João Pessoa, 10 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SÃSO PEDRO GONÇALVES

Igreja histórica é alvo de vândalos em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 10/01/2021 às 14h26
atualizado em 10/01/2021 às 14h21

A Igreja de São Pedro Gonçalves, no bairro de Varadouro, em João Pessoa, amanheceu pichada, neste domingo (10).

De acordo com assessoria da Arquidiocese da Paraíba, a ação dos vândalos ocorreu durante a madrugada. Além da fachada e as portas  frontal da igreja, também foram pichados o muro do templo católico e outros locais próximos.

“Viva o pixo raiz”, diz uma frase escrita no muro. A sociedade que cria o Marginal”, diz outra inscrição.

De acordo com a assessoria da Arquidiocese, essa não é a primeira vez que as igrejas são alvos dos pichadores.

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves foi construída em 1843 e está localizada próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja.

O prédio passou por uma restauração em 2000. Durante os trabalhos de restauração, foram identificadas pelos historiadores, arqueólogos e arquitetos, as ruínas de uma fortificação cuja periodização foi estabelecida como sendo de fins do século XVI. Com cerca de 10.000 m² de área, as ruínas encontravam-se soterradas.

Numa avaliação preliminar por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pode-se tratar das “Muralhas do Varadouro”. Vestígios de muros de pedra calcária, que atingem em alguns trechos entre oito e dez metros de altura que pode  remeter às primeiras ocupações da então Capitania da Paraíba, de 1585.

MaisPB

Leia Também