João Pessoa, 07 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde público

Ebserh aplica provas do exame nacional de residência

Comentários: 0
publicado em 07/01/2021 às 14h38
atualizado em 07/01/2021 às 11h39
Hospital Universitário Lauro Wanderley

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aplicará neste domingo, dia 10, as provas objetivas do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare). Elas serão realizadas em todas as capitais do país e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE). Os candidatos devem acessar o site do Enare para saber o horário e local. Profissionais das áreas de Ensino e Pesquisa da Rede Ebserh acompanharão o processo nas cidades que possuem hospitais filiados.

Os candidatos que fizerem a prova disputarão 304 vagas em 41 especialidades de Residência Médica. Já para a Residência Uniprofissional são oito vagas em disputa, entre enfermagem e física médica. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.

Segundo o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, trata-se de uma iniciativa pioneira. “É a primeira vez que realizamos um processo seletivo unificado voltado para residentes. Esse tipo de seleção traz vários benefícios tanto para os candidatos quanto para as universidades e seus resultados certamente se refletirão na assistência à saúde e no ensino e pesquisa de qualidade”, afirmou Ferreira.

Inclusão

Nas cidades de Aracajú (SE) e Palmas (TO), as provas serão disponibilizadas também em Libras para surdos. Elas serão aplicadas em formato de vídeo, com especialistas traduzindo as questões para Língua Brasileira de Sinais. O candidato terá um computador à disposição e poderá acessar o vídeo da prova conforme sua necessidade durante o transcorrer da aplicação. A prova em Libras será disponibilizada para os candidatos que a solicitaram no formulário de inscrição e enviaram laudo confirmando a necessidade desse tipo de atendimento especial.

Já na cidade de Vitória (ES), será aplicada a prova utilizando o Sistema Dosvox, que realiza a leitura para o candidato cego, permitindo que ele tenha autonomia para realizar sua prova sem a necessidade de um fiscal leitor. A prova adaptada ao sistema é disponibilizada para o candidato em formato digital e, ao final, o candidato imprime sua prova respondida e uma versão é enviada para a banca que fará o processamento do resultado.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB

Leia Também