João Pessoa, 04 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
calendário definido

Estados devem retomar aulas presenciais em 2021

Comentários: 0
publicado em 04/01/2021 às 08h25
atualizado em 04/01/2021 às 09h20

Pelo menos 15 redes públicas estaduais já têm previsão de retomada das atividades presenciais para este ano de 2021, em geral, entre os meses de janeiro e março. Devido à pandemia do coronavírus, a volta deve acontecer em formato híbrido (quando há uma mescla entre atividades a distância e presenciais), dando prioridade a estudantes de determinadas séries ou conforme um esquema de rodízio entre os alunos, a depender de cada estado.

Em alguns dos estados, as decisões valem também para as escolas particulares. Em outros, fica a cargo de cada município definir se há condições para a reabertura dos colégios privados. Na Paraíba, por exemplo, ainda não há decisão sobre o formato dessa retomada. O calendário de 2020 termina no próximo dia 17 e a expectativa é que as aulas de 2021 iniciem já em fevereiro.

Nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro e no Distrito Federal o calendário para o ano letivo em 2021 também já foi definido, mas ainda não há decisão sobre o formato dessa retomada. Na rede pública do Distrito Federal, por exemplo, o ano letivo de 2021 terá início em 8 de março. No Rio de Janeiro, a volta das atividades na rede estadual de ensino também está prevista para março.

Em Goiás, o retorno será feito a partir de 25 de janeiro, em sistema de rodízio, com ocupação de 30% da capacidade das escolas. No Piauí, a partir de 1º de janeiro, as escolas poderão definir suas datas de retorno, desde que apresentem um plano de medidas sanitárias a serem seguidas.

Nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo a retomada está prevista para fevereiro. No Acre e no Sergipe, as redes estaduais devem retornar em março.

Em São Paulo, o governo João Doria (PSDB) anunciou uma mudança nos critérios de reabertura das escolas para permitir que colégios públicos e particulares recebam seus alunos presencialmente até mesmo na pior fase da pandemia.

Em Alagoas, a retomada será autorizada para a rede privada a partir de 21 de janeiro. Na rede pública estadual, o retorno deve acontecer em 1º de março. Já os estados do Amapá e do Pará têm previsão de retomada presencial das atividades para o ano de 2021, mas até o momento não definiram uma data para esse retorno.

Nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rondônia e Roraima não há, até o momento, uma previsão ou definição para a volta das atividades presenciais nas redes públicas estaduais, e as atividades letivas devem ser retomadas de maneira remota em 2021.

Já os estados do Rio Grande do Sul e do Tocantins não informaram ao se há previsão de retomada presencial das atividades escolares em 2021.

Com informações do UOL

Leia Também