João Pessoa, 02 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
por 90 dias

Prefeito de Sapé decreta estado de emergência

Comentários: 0
publicado em 02/01/2020 às 09h51
atualizado em 02/01/2020 às 11h47

O Major Sidnei Paiva (Podemos) tomou posse nesta sexta-feira (1º) como prefeito do município de Sapé e decretou estado de emergência administrativa e financeira pelo período de 90 dias, tempo para adoção de medidas que garantirão os serviços básicos e essenciais à população. A ausência de um processo de transição pleno, com o devido repasse de informações fundamentais sobre a administração municipal foi o que motivou o novo gestor a recorrer ao decreto.

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Sapé, onde a vice-prefeita, Lenilda Leoncio (DEM) e os vereadores também foram empossados em seus cargos. Depois da solenidade, o Major caminhou até a Prefeitura, onde ocorreu a cerimônia de transmissão de cargo – evento simbólico, onde a servidora efetiva Lidiane Araújo do Nascimento entregou a chave da Prefeitura ao novo gestor. O antigo prefeito, Roberto Feliciano (Cidadania), não quis participar do evento.

Conforme o decreto assinado pelo novo prefeito, o patrimônio mobiliário foi encontrado em condições precárias, sendo necessários reparos urgentes para que a prestação de serviços públicos essenciais não seja interrompida. Além disso, a transição não foi realizada de forma completa, não sendo fornecidos todos os elementos exigidos perante a lei que seriam necessários para o pleno conhecimento do prefeito eleito e sua equipe sobre as condições dos bens e serviços ofertados pelo município.

Ao ser empossado, Major Sidnei ressaltou a importância de que os palanques sejam desarmados para que possa ser possível a realização de um trabalhar em conjunto do poder Executivo junto ao Legislativo, de forma transparente e com base na democracia e na participação popular. Ele enumerou os desafios que terá enquanto prefeito para gerir a saúde no município, que se encontra sucateada; a infraestrutura, a geração de emprego e demais pilares, que precisarão de empenho após a falta de atenção e descaso da última administração.

“Os desafios são inúmeros. São grandes e do tamanho da nossa vontade de fazer a diferença na gestão municipal. Por isso, reforço aqui meu compromisso e não tenho a menor dúvida em afirmar que me sinto honrado e preparado para o grande desafio que hoje assumo, que é ser prefeito de Sapé”, afirmou.

Estado de emergência – Por conta do estado de emergência, ficam estabelecidas providências como a autorização de aquisições diretas por dispensa de licitação, a suspensão de eventuais pagamentos feitos por meio de cheques em trânsito não constante de conciliação bancária recebida pela administração atual, a suspensão de gastos no âmbito do Poder Executivo por 60 dias sem que haja prévia avaliação da Secretaria de Administração, procuradoria jurídica e controladoria de forma conjunta, entre outras determinações.

Apesar das informações contábeis e financeiras não terem sido repassadas de maneira completa no processo de transição, foi constatado, conforme a equipe jurídica do prefeito eleito, que a previdência municipal também tem condição precária, sendo necessário um estudo aprofundado para encontrar soluções para o elevado déficit encontrado, originado há vários anos.

Auditoria completa – A equipe jurídica da gestão fará uma auditoria completa em todas as despesas da Administração Municipal, para que seja aferido o que precisa ser pago, quais despesas foram deixadas pela antiga gestão e qual a disponibilidade financeira do município.

Também foi constatado pela nova gestão que o Tribunal de Justiça da Paraíba bloqueou R$ 957.756,80, em três parcelas, por conta do não repasse das parcelas referentes aos precatórios de 2020 pela Prefeitura de Sapé.

Perfil – Sidnei Paiva de Freitas foi eleito prefeito da cidade nas eleições do último dia 15 de novembro, com 49,37% dos votos (13.352 votos). Ele tem 49 anos e é Major da Polícia Militar, instituição que ingressou em 1996. Formado em Direito, possui ainda Especialização em Segurança Pública e diversos cursos na área de segurança, tendo recebido diversas honrarias pela sua atuação como policial. Esta foi a primeira vez que disputou um cargo público.

Leia Também