João Pessoa, 29 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na manhã desta quinta-feira (29), o defensor público, Elson Pessoa de Carvalho foi nomeado pelo defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, para o cargo de corregedor geral da Defensoria Pública do Estado (DPE). A nomeação ocorreu durante uma sessão extraordinária do Conselho Superior do órgão. Ele foi escolhido para um mandato de dois anos através de uma lista tríplice indicada pelo colegiado superior da DPE no último dia 20.
Na ocasião, Elson lembrou que atualmente a Defensoria Pública vive um momento particular de suma importância, marcado por ações em prol da valorização da categoria e conscientização sobre o seu papel fundamental na construção da igualdade social.
Elson lembrou que uma dessas ações, foi o reconhecimento por parte do governador Ricardo Coutinho, da autonomia e independência da Defensoria. “É uma responsabilidade muito grande, não só para mim, que assumo hoje a Corregedoria, mas para o próximo defensor geral que amanhã será escolhido pela categoria. É uma nova fase, temos uma visão muito prática das coisas, temos que valorizar o nosso trabalho afim de que a sociedade reconheça o valor do defensor público, que trabalha em favor daqueles que estão à margem da sociedade”, explicou.
Para a categoria, a posse de Elson representa a garantia de que todas as ações necessárias para valorização serão concretizadas. “Este é mais um passo que a Defensoria está dando para promover, por exemplo, todas as suas eleições, conforme prevê a Lei 104, promulgada em abril deste ano”, destacou o defensor público geral do Estado. Vanildo Brito também fez questão de ressaltar a competência do novo corregedor, lembrando que ele já ocupou diversos cargos de destaque no Estado.
Elson Pessoa de Carvalho começou a carreira como defensor público em 1986. Na instituição, já atuou como subdefensor geral e defensor geral por duas vezes. Durante sua passagem pelos cargos implantou auxílio saúde, auxílio alimentação, auxílio moradia, auxílio presídio e restituição da anuidade da OAB, além da criação da Lei Complementar 39, que unifica as carreiras de defensor e advogado de ofício. “Ele implantou vários benefícios, modernizou a estrutura da defensoria, e promoveu a distribuição de notebooks e impressoras, também adquiriu automóveis novos para o órgão”, enumerou Vanildo.
Assessoria de Imprensa
DIZ MP - 06/10/2025