João Pessoa, 09 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TELEVISÃO

Dilma participa do programa ‘Esquenta’, de Regina Casé

Comentários: 0
publicado em 09/12/2012 ás 16h53

 A presidente Dilma Rousseff participou da edição exibida neste domingo (9) do programa “Esquenta”, da apresentadora Regina Casé. Dilma afirmou que nunca pensou que veria a consolidação da democracia no país.

A entrevista com a presidente foi gravada em 22 de novembro no hospital de reabilitação Sarah, em Brasília, e teve como tema a acessibilidade de pessoas com deficiência. Dilma falava sobre a capacidade humana de se superar quando Regina Casé perguntou o que a presidente imaginou que nunca veria no país.
“A coisa mais importante que eu nunca pensei que ia ver na minha juventude, eu não pensei que ia ver a democracia. Nunca pensei. E que para nós seria algo tão natural, para nós é naturalíssimo. A imprensa é livre hoje, mas sou da época em que isso não era nada natural”, disse a presidente.

Dilma disse também que não imaginou que o Brasil pagaria o Fundo Monetário Internacional (FMI). “Eu tenho um orgulho imenso. E hoje, o Fundo Monetário Internacional deve para o Brasil. Eu pensei que eu não ia ver o Brasil crescer, esse crescimento com distribuição de renda”, afirmou.

A presidente afirmou, porém, que o Brasil ainda precisa dar um salto de competitividade. “Temos de ser capazes, através da educação, de produzir mais, agregar valor aos produtos, de gerar inovação, gerar tecnologia”, disse Dilma à apresentadora quando questionada sobre “o que está pegando no Brasil hoje”.
A presidente afirmou que atualmente “o mundo percebe que o Brasil anda pelos próprios pés” e disse que o país não tem “nenhuma querela com seus vizinhos”, “nenhuma questão religiosa”.

“Eu acho que nós somos um país relevante no mundo, um país relevante que não é pretensioso, que não é arrogante, que não se acha e que não se coloca como melhor do que ninguém”, disse.

Bem humorada, Dilma repetiu o bordão “Xô, preconceito” usado pelo programa ao comentar sobre o preconceito racional no Brasil. Segundo a presidente, de cada quatro pessoas que recebem o Bolsa Família, três são negros.

“Eu acho que a gente tem de reconhecer que sempre o maior preconceito no Brasil tem origem na sua história, que é a escravidão. A pobreza no Brasil, ela tem um rosto. Ela é negra, mulata ou cafuza”, afirmou.

Acessibilidade

Durante a visita ao hospital Sarah, centro de referência em reabilitação ortopédica mantido com recursos públicos, Dilma afirmou que “essa é a qualidade de serviço público que o Brasil merece”. “O Sarah é uma prova que o Brasil é capaz de criar, manter e sustentar uma instituição de qualidade que é exemplo para o mundo”, disse.

Dilma destacou ações do governo voltadas a pessoas com deficiência, como o Viver sem Limites – que oferece linhas diferenciadas de financiamento para aquisição, por exemplo, de cadeiras de rodas e impressoras em braile – e o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

“Temos de respeitas as filas especiais, os estacionamentos especiais. A cidade tem de oferecer rampas de acesso a edifícios, ônibus mais adequados”, afirmou a presidente.

Na última terça-feira (4) Dilma foi vaiada ao chamar pessoas com deficiência de “portadores de deficiência" durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

Dilma falava sobre a visita que fez ao Sarah de Brasília e também à unidade do hospital em São Luís (MA), quando chamou as pessoas com deficiência de "portadores".

"Eu fiquei muito impressionada como a tecnologia pode nos ajudar a dar condições melhores de vida, melhores oportunidades para portadores de deficiência", disse, para logo em seguida ser vaiada por parte da plateia. "Desculpa, desculpa… pessoas com deficiência. Não, eu entendo que vocês tenham esse problema, porque portador não é muito humano, não é? E pessoa é, então é um outro tratamento", se retratou a presidente, sendo aplaudida em seguida.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x