João Pessoa, 29 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Chegou na tarde deste sábado (28), a segunda composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituirão as locomotivas antigas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que atende a grande João Pessoa.
O equipamento é igual a que desembarcou a cerca de um mês no Moinho de Cabedelo, sendo dois carros motrizes, e um carro rebocado.
Em cima de carretas, o VLT veio da fábrica da montadora Bom Sinal, localizada em Barbalha, Ceará.
Ao todo serão oito composições iguais as que já chegaram a João Pessoa.
De acordo com Othomagno Viegas, gerente regional operacional da CBTU, a primeira composição que chegou a Paraíba já está montada e sendo testada pela equipe técnica da Bom Sinal. Eles estão testando principalmente a frenagem e aceleração do veículo. Ontem foi feito uma pequena viagem entre as estações de Cabedelo e João Pessoa.
Cada composição terá capacidade para conduzir 130 passageiros sentados e 445 em pé.
A CBTU já estuda a possiblidade de inserir, a partir de janeiro, o serviço do VLT na grade de horário para começar a conduzir os passageiros na região metropolitana.
O equipamento que chegou hoje ficará ainda sobre as carretas no Moinho de Cabedelo até a manhã deste domingo (2), quando, por volta das 6h. será feito o processo de desembarque das partes do VLT. Posteriormente, o VLT será levado para o pátio da estação da CBTU em Cabedelo, onde funciona o parque de montagem e são realizados os primeiros testes.
Roberto Targino – MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/07/2025