João Pessoa, 06 de setembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campeonato brasileiro

Com fase de grupos mais extensa, Série D já inicia com mata-mata

Comentários: 0
publicado em 06/09/2020 às 10h11
atualizado em 06/09/2020 às 07h13

Das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, a Série D é a mais nacional. Os 26 estados e o Distrito Federal estão representados pelos 68 clubes que iniciam a competição. A bola começa a rolar neste domingo (6), com os jogos de ida da etapa preliminar, que reúne oito equipes.

A edição 2020 da Série D terá 10 datas a mais que no ano passado. O formato também mudou, com os 64 times da fase de grupos divididos em chaves de oito, garantindo, pelo menos, 14 partidas às equipes participantes, contra apenas seis em 2019. A extensão do calendário atende a uma demanda de clubes e, principalmente, atletas. Antes, a primeira fase da competição terminava ainda no primeiro semestre e muitos jogadores chegavam ao meio da temporada desempregados.

A criação da fase preliminar é consequência da mudança de formato. Ela reúne os vice-campeões de 2019 nos oito estados pior colocados no ranking de federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ou, no caso do Espírito Santo, o campeão da copa estadual. Os jogos de ida, neste domingo, são os seguintes, no horário de Brasília:

15h – Real Noroeste (ES) x Aquidauanense (MS)

16h – Ji-Paraná (RO) x Nacional (AM)

16h – Tocantinópolis (TO) x Brasiliense (DF)

17h – Baré (RR) x Ypiranga (AP)

As partidas de volta serão no próximo dia 13 de setembro, definindo as equipes que se unirão aos que se encontram na fase de grupos, com início em 19 de setembro. As chaves são regionalizadas e podem ser conferidas AQUI. Os quatro melhores de cada grupo avançam para o mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C. A previsão é que a competição termine em 7 de fevereiro do ano que vem.

Agência Brasil 

Leia Também