João Pessoa, 10 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O novo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, promete empenho na luta pela moralização do sistema prisional da Paraíba, através da implantação de políticas públicas eficazes de ressocialização dos apenados que estão sob a custódia do Estado. Segundo ele, uma de suas principais metas à frente do órgão será a humanização e o combate à corrupção nas penitenciárias.
“Os nossos detentos serão tratados com a dignidade que o ser humano merece, ou seja, serão conferidos os direitos e as garantias constitucionais, mas, também serão exigidos deles os direitos e a disciplina. Nossa missão é ofertar oportunidades concretas aos apenados de todo o Estado, principalmente nas áreas de educação, trabalho, cultura, saúde e tecnologia,” explicou Wallber Virgolino.
Outra meta de gestão destacada por Wallber Virgulino é a valorização dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. Ele informou que serão ofertados cursos de capacitação profissional em várias áreas de atuação para todos os quadros que compõem o órgão.
“Vamos oferecer meios e trabalhar insistentemente pela valorização do nosso principal patrimônio que são os servidores, dando atenção especial ao combate à corrupção que, infelizmente, existe dentro e fora do sistema penitenciário. Também vamos promover cursos e capacitações com o objetivo de qualificá-los para que cumpram o seu trabalho com eficiência e eficácia”, disse o secretário Wallber Virgolino, que tomou posse no cargo oficialmente em solenidade nesta quarta-feira (9), ao lado do novo secretário executivo da pasta, João Bosco Carneiro.
Histórico de lutas
Delegado de carreira da Polícia Civil da Paraíba, Wallber Virgolino foi escolhido para ocupar o cargo de secretário de Administração Penitenciária, pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), devido ao vasto currículo de operações bem sucedidas que ele conseguiu executar ao longo de sua carreira.
“Doutor Wallber é um dos melhores quadros que a Segurança Pública da Paraíba possui hoje em dia. Ele conseguiu desenvolver um grande trabalho por onde passou, seja na Delegacia de Homicídios da Capital, na Gerência Executiva de Armas e Munições, no comando do Grupo de Operações Especiais (GOE) ou na Corregedoria do Detran, entre outras funções. Tenho a absoluta certeza que ele também realizará um grande trabalho na Administração Penitenciária”, comentou o presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), delegado Cláudio Lameirão.
O delegado Wallber Virgolino foi um dos responsáveis diretos por impor a volta do respeito e a moralidade no Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran). À frente do setor de Corregedoria daquele órgão, ele participou de várias operações que ajudaram a desmontar esquemas de fraude, inclusive, com as prisões de servidores públicos, além do fechamento de autoescolas que atuavam irregularmente no Estado.
Assessoria de imprensa
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025