João Pessoa, 06 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação na pandemia

Zarinha fará palestra com transmissão ao vivo

Comentários: 0
publicado em 06/07/2020 às 13h03
atualizado em 06/07/2020 às 14h40

A professora Zarinha vai ministrar mais uma palestra ao vivo, nesta quinta-feira (09), às 19h, no Zarinha Centro de Cultural, em Tambaú. O tema é “Escola de Atenas Versus Disputa do Santíssimo Sacramento, O Mundo Racional Versus O Universo Sobrenatural, Afrescos de Rafael Sanzio, Vaticano”. As inscrições podem ser feitas no site www.zarinha.com.br Outra informações 83-99179-0811,

Segundo o diretor geral do ZCC, Francisco Fernandes, na palestra a professora Zarinha percorrerá a Escola de Atenas e a Disputa do Santíssimo Sacramento, mostrando como os dois afrescos dialogam e lembrando aos ouvintes, que, estejam eles no mundo racional ou no mundo sobrenatural, o dever perene do ser humano é a busca do conhecimento.

“A ideia é fazer o público conhecer as obras mais importantes de Rafael e da história da arte, afrescos tão magníficos quanto os de Michelangelo na Capela Sistina. Ela fará um cotejamento entre o conhecimento sobrenatural e o conhecimento secular, representados nos dois afrescos”, comentou Francisco Fernandes ao MaisPB.

O tema é vasto e a ministrante tira de letra. Desde o começo de seu pontificado, Júlio II, o Papa Guerreiro, (1503-1513), não suportou o apartamento papal, tão indissoluvelmente ligado ao Papa Alexandre VI (Bórgia) – (1492-1503), em cujas bóvedas havia mandado representar a si mesmo e a seus filhos. Esse foi um dos motivos pelos quais Júlio II optou por uma remodelação total das salas no segundo andar do Palácio Apostólico, as famosas Stanzas de Rafael, que, junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci, forma a trindade mais respeitada do mundo das artes.

No espaço da Stanza della Segnatura contém os afrescos mais famosos de Rafael: eles constituem a estreia do grande artista no Vaticano e marcam o início de Alto Renascimento. Conhecer e entender esses dois afrescos é privar dos momentos mais importantes da carreira de Rafael e apreender as lições deixadas pelos mais respeitáveis sábios, para que, em uma visita ao Vaticano, o encantamento com o mestre de Urbino se equipare ao êxtase com o Divino Michelangelo.

MaisPB – O público que não é do ZCC pode assistir como e através de quais contatos para se inscrever e pagar?

RA palestra poderá ser adquirido na plataforma do Zarinha EaD – www.zarinhaead.com.br, por onde será transmitida para os clientes.

MaisPB – Quais são os próximos projetos deste ano?

RIniciaremos dois cursos: às terças-feiras, sobre a Eneida, de Virgílio e sobre os amores de Apolo, Mitologia na Arte”; às quintas-feiras, um curso sobre a ditadura Stalinista (História da Rússia), por fim uma palestra sobre Morte e Vida Severina, poema de João Cabral de Melo Neto.

Kubitschek Pinheiro – MaisPB 

Leia Também