João Pessoa, 24 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A pequena bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa já enfrenta a sua primeira crise: a definição do líder do bloco oposicionista. Acontece que dois vereadores querem o posto, Lucas de Brito (DEM) e Renato Martins (PSB), mas ainda não chegaram a um acordo e Renato ameaçou nesta quarta-feira (23) deixar Lucas sem um posto de destaque na Casa.
Nesta terça (22), Renato afirmou que teria sido selado um acordo entre os oposicionistas para que ele assumisse a liderança da bancada, mas Lucas negou o acordo e afirmou que a decisão só seria tomada na próxima sexta-feira (25), após uma reunião com o vereador Marcos Vinicius (PSDB) que esteve ausente do encontro de ontem.
Sobre Lucas, ele disse que o democrata “está teoricamente na bancada". Sobre Marcos Vinicius, Renato esqueceu de contabilizar o tucano, afirmando que apenas três vereador se manifestam como sendo de oposição: Renato, Zezinho do Botafogo (PSB) e Lucas. “Mesmo que os outros dois votem em outro vereador, nós temos o direito de sermos o líder”, afirmou o parlamentar, lembrando que o PSB tem a maior bancada entre os opositores.
O socialista ainda ameaçou deixar o democrata sem espaço de destaque na CMJP: sem comandar a bancada de oposição e sem presidir uma das comissões importantes da Casa, a de Constituição e Justiça ou a de Orçamento.
“O PSB se sente a vontade não só de ganhar a liderança da oposição como também reivindicar a presidência de uma comissão permanente”, ameaçou Renato, afirmando que Lucas seria indicado para presidir a CCJ ou a CO da Câmara, mas a suposta quebra de acordo, deixaria Lucas sem o espaço o destaque.
Écliton Monteiro – MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025