João Pessoa, 24 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PEQUENA

Rachada, oposição não tem acordo e perde um vereador na Câmara de JP

Comentários: 0
publicado em 24/01/2013 às 21h00

Como o MaisPB adiantou, a pequena oposição de João Pessoa vive uma crise para definir o líder da bancada e, sem acordo entre os vereadores Lucas de Brito (DEM) e Renato Martins (PSB), a reunião que iria definir a liderança, agendada para esta sexta-feira (25), não vai acontecer. Lucas decidiu abandonar o grupo, após declarações de Renato, e agora pretende fundar um novo bloco: o independente. Sem número suficiente, os não governistas devem ficar sem formação de bloco representativo na Casa.

LEIA MAIS: Crise na oposição: vereador ameaça deixar colega sem cargo na Câmara

“Não fui eleito para servir de instrumento de ódio partidário”, disse Lucas, na noite desta quinta-feira (24), mandando um recado para o vereador Renato, que é do partido do governador Ricardo Coutinho, que tende fazer a oposição mais xiita na Casa.

Lucas disse que os vereadores de oposição não chegaram a um consenso sobre a liderança. “Liderança não se empoe, se conquista”.
O democrata quer fundar um bloco independente na Câmara e acredita que conseguirá adesão de outros parlamentares. “Nem de sujeição, nem de oposição raivosa”, disse.

“Não aceito imposição de nenhum colega da Câmara, nem dependo de nenhum outro vereador para exercer o meu mandato”, concluiu Lucas, rebatendo as declarações de Renato, ameaçando o democrata a ficar sem cargo na Casa.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, são necessários três vereadores para oficializar a formação de um bloco na Casa. Com a saída de Lucas, o bloco de oposição não tem número suficiente para ser formalizado. Acontece que, dos três vereadores do PSB, um é o líder da bancada governista; Bira (PSB). Na oposição, além de Renato, está Zezinho do Botafogo (PSB).

O vereador Marcos Vinícius (PSDB) disse, no dia da posse (1), que ficaria na oposição, mas não aceitaria ser liderado por aliados do governador e até agora não manisfestou se ficará no bloco de oposição com o PSB. Procurado pela reportagem, durante esta semana, o tucano não foi encontrado.

Caso decida ingressar no grupo de Renato, Marcos garante a oposição número suficiente para formalizar o bloco.

A idéia de Lucas, em formar um bloco independente, semelhante ao que foi liderado pelo ex-vereador Geraldo Amorim (PDT), por enquanto, se restringe ao parlamentar.

Écliton Monteiro – MaisPB

Leia Também