João Pessoa, 02 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Ex-deputado federal, empresário e escritor. E-mail: [email protected]

A grande depressão e o Covid-19

Comentários: 0
publicado em 02/06/2020 às 06h00
atualizado em 01/06/2020 às 16h20

Os efeitos desse vírus, com a fragilidade e desorganização como está sendo combatido, causará uma depressão econômica que poderá trazer danos tão destruidores no país, como causou a depressão de 1929, nas grandes economias dos EUA, Europa e do mundo.

Uma economia fraca como a nossa, poderá ter consequências graves, como causou o CRACK da bolsa de Wall Street, em Nova York. No mundo as ações começaram a cair, a taxa de desemprego chegou em alguns países a 30%. Aí o medo deu lugar ao pânico.

O comércio e as empresas falidas põem em risco o emprego e o nível de vida da maioria. As commodities, com exceção do ouro, sofrem queda. Tudo isso teve efeito dominó no mundo inteiro.

Muitos milionários se viram afogados na pobreza. Aqui com o Covid-19 muitas empresa pequenas, médias e até grandes vão falir, como milhares já fecharam, principalmente em São Paulo, a locomotiva do país.

Nesse ambiente de desespero e insatisfação, o nazismo, que foi derrotado na 1º Guerra Mundial, chegou ao poder em 1933.

A crise foi tão grande que alguns países passaram a apelar para a força. Na depressão Mussolini, admitiu que as palavras têm sua beleza, mas “os rifles, as metralhadoras, os navios, os aviões e os canhões, são ainda mais belos”. Era um louco.

Os EUA chegaram à conclusão que o mundo não ia suportar por muito tempo o desemprego. Então, o presidente Roosevelt (foto) recorreu ao grande Keynes e lançou o New Deal, com grandes obras em todos os setores da economia, através de obras públicas, usinas hospitais, estradas, hidroelétricas, barragens, escolas e benefícios sociais para oferecer empregos a maioria dos americanos.

Aqui se a gente conseguir vencer o vírus, pois, os países da Europa e de outros continentes já estão se libertando e nós ainda estamos lutando pra eliminá-lo por meio do isolamento, com o comércio e as empresas fechadas.

Vamos ter sem dúvida uma crise de grandes proporções. Não compreendo a incompetência das autoridades, quando já estamos por três meses isolados e ainda sem perspectivas do seu final e redução dos ataques do vírus.

Isso é uma vergonha. Até quando, hein?

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas