João Pessoa, 05 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A política de segurança pública do Governo do Estado ganhou hoje um importante reforço. O governador Ricardo Coutinho e o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, assinaram na manhã desta terça-feira (5) Termo de Cooperação Técnica para integrar o Ministério Público da Paraíba ao Comitê de Monitoramento de Gestores de Segurança e Defesa Social do Estado.
O Ministério Público designará 1 promotor para cada uma das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública, com o objetivo de participar de perto do trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que a parceria significa um momento histórico no combate à criminalidade na Paraíba por envolver outros poderes em uma política pública de segurança. “O Estado sozinho não pode responder por tudo. Precisa do apoio do Ministério Público e da Justiça para que o sistema como um todo funcione melhor. Muitas vezes, não adianta a polícia prender, se não houver um promotor que abra processo e a Justiça que julgue para os criminosos serem condenados e presos”, disse.
Para o procurador geral de Justiça, OswaldoTrigueiro, esse é um passo inicial para dar mais velocidade na apuração dos crimes, principalmente dos homicídios. “Muitas vezes, a diligência do promotor e a decisão do juiz facilitam de forma muito mais rápida os resultados. Isso tira da população a sensação de impunidade e conseqüentemente contribuirá para a redução dos crimes em cada uma das Áreas Integradas de Segurança Pública”, afirmou.
Oswaldo Trigueiro destacou que os indíces de homicídios ainda são altos na Paraíba, mas o que encoraja todos que compõem o Comitê são os resultados alcançados no ano passado.
Assessoria do MPPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025