João Pessoa, 06 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESPORTE

Governo define calendário dos Jogos Escolares e Paraescolares

Comentários: 0
publicado em 06/02/2013 às 13h13

 A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) divulgou o calendário dos Jogos Escolares e Paraescolares 2013. Mais uma vez, os jogos serão realizados nas 14 regionais geoadministrativas do Estado e os campeões de cada uma disputarão a fase classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, antes conhecidos como Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecerão em Natal (RN) e Belém (PA).

De acordo com o calendário, o maior evento desportivo escolar da Paraíba terá início no dia 2 de maio, sendo finalizado em 18 de julho. “A etapa estadual, que é pra classificar as escolas para a etapa nacional, serão em Patos e João Pessoa. No sertão, haverá as competições das modalidades coletivas, enquanto que na Capital, as individuais”, disse o coordenador dos jogos, Antônio Fernando (Mineiro). As modalidades oferecidas são basquete, vôlei, handebol, futsal, tênis de mesa, judô, xadrez, ciclismo, luta olímpica, natação, badminton, atletismo e vôlei de praia.

O secretário da Sejel,Tibério Limeira, destacou a importância da inclusão social nos jogos e disse que o Governo vai organizar as competições nos mesmos moldes das etapas nacionais, que são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Nos últimos dois anos, a Paraíba tem sido referência no que diz respeito à organização dos Jogos Escolares, com uma fórmula idêntica às Olimpíadas Escolares. Neste ano, não será diferente e a tendência é aperfeiçoar cada vez mais com o empenho de toda equipe envolvida”, frisou.

Paraescolares – A participação dos atletas paraibanos nos Jogos Paraescolares, que desde 2011 são realizados paralelamente aos Escolares, resultou em um aumento de medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que todo ano são realizadas em São Paulo, no segundo semestre. De acordo com o gerente do paradesporto da Sejel, Jean Klaud, a Paraíba conquistou 18 medalhas no evento nacional em 2011 e 22 no ano passado. “É notável o crescimento no desempenho dos paraatletas paraibanos depois dos Jogos Paraescolares”.

Atualmente, os Paraescolares são disputados nas modalidades de bocha paralímpica, goalball, futebol de cinco, vôlei sentado e tênis em cadeira de rodas. Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2013 serão realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEE).

Secom-PB

Leia Também