João Pessoa, 07 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Ricardo abre ano letivo nas escolas da rede estadual nesta sexta-feira

Comentários: 0
publicado em 07/02/2013 às 09h08

O governador Ricardo Coutinho vai abrir oficialmente nesta sexta-feira (8) o ano letivo de 2013 nas escolas da rede estadual de ensino. A solenidade iniciou marcada às 9h, no auditório do Liceu Paraibano. De segunda até esta quarta-feira (6) está sendo realizado o planejamento nas 806 escolas da rede. Este ano, o Estado disponibilizou 460 mil vagas, sendo 100 mil vagas a mais para alunos novatos. Os que ainda não fizeram matrículas, podem procurar as escolas.

Nas 48 escolas que funcionam com o Programa Ensino Médio Inovador as aulas começam dia 18 de fevereiro. No ano passado, 26 escolas do ensino médio faziam parte do Proemi. Este ano, mais 22 unidades foram incluídas no programa.

A secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, destacou a expectativa da Secretaria da Educação para o início do ano letivo de 2013. “Como fizemos planejamento adequado e estamos colocando nas escolas equipamentos e ações que elas queriam e precisavam, tenho certeza que será um ano de fortalecimento do trabalho pedagógico e de resultados positivos”, comentou.

O calendário escolar de 2013 terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209 dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais, incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II e Ensino Médio da EJA) serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos bimestrais.

“Para este início de ano letivo, a maior novidade, além das aquisições que somam mais de R$ 226 milhões, renovação com qualificação do quadro de pessoal das escolas, em virtude do concurso público para 2.000 professores da educação básica três e para 3.180 técnicos administrativos de nível médio, é que teremos uma maior participação dos jovens, intensificando o diálogo, para fazermos um Ensino Médio mais próximo da juventude”, destacou Márcia Lucena.

Dia da Acolhida – O primeiro dia do ano letivo é considerado o Dia da Acolhida. A orientação da SEE é que a escola, após o planejamento iniciado desde a segunda-feira (4) reserve o período da semana pedagógica para organizar a recepção dos estudantes. A recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2013.

Em caso de dúvidas sobre as matrículas, os estudantes e familiares podem ligar para a Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage), no número (83) 3218-4055, ou se dirigirem à GRE da sua região.

Leia Também