João Pessoa, 27 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alerta

Ação de Saúde marca Dia de Prevenção à Hanseníase

Comentários: 0
publicado em 27/01/2020 às 12h01
Caso de hanseníase

O último domingo do mês de janeiro é marcado pelo Dia Nacional de Combate da Prevenção e da Hanseníase. Por isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai realizar uma ação na próxima quarta-feira (29) no Serviço de Referência em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase.

A ação começa às 8h e vai até as 16h. Uma dermatologista vai realizar avaliações clínicas das pessoas que procurarem o serviço para detectar a hanseníase e iniciar o tratamento. As pessoas com manchas dormentes nas cores brancas, avermelhadas ou marrons pelo corpo, com presença ou não de caroços, devem participar da ação. Quem convive com pacientes que têm hanseníase também precisa realizar exames.

“A hanseníase tem tratamento e tem cura e quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rapidamente vem a cura”, explicou a coordenadora municipal do serviço, Lhaís Menezes.

Independentemente do mutirão, todos podem procurar as Unidades Básicas de Saúde a qualquer época, caso apresentem sinais de hanseníase. Elas são encaminhadas para dermatologistas ou para o serviço de referência no diagnóstico e tratamento da doença.

Desde outubro do ano passado a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de conscientização sobre a hanseníase. Os profissionais da saúde realizaram mutirões de diagnóstico da doença em várias unidades. Atualmente, 50 pessoas fazem tratamento no serviço de referência.

MaisPB

Leia Também