João Pessoa, 07 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O câncer de mama é, hoje em dia, o segundo tipo da doença mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para alertar sobre os riscos da doença, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) promoverá, nesta sexta-feira (8), uma palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A apresentação ocorrerá às 11h, no Centro de Estudos do Hospital Napoleão Laureano e a ministrante será a médica Juliana Gadelha, do Serviço de Mastologia do HNL. A apresentação faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na instituição, e está aberta aos profissionais da área de saúde.
Segundo dados estatísticos do Registro Hospitalar de Câncer do HNL, a cada ano são registrados cerca de 300 casos novos de câncer de mama. “Apesar destes dados, a maioria das portadoras da doença consegue obter êxito no tratamento quando o diagnóstico é realizado precocemente”, afirma o diretor geral do Hospital Laureano, João Simões.
A campanha para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer deve ser constante, afirma a médica Marina Cartaxo, chefe do Serviço de Mastologia do HNL. “Por isso, aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para alertar sobre a necessidade que as mulheres têm de realizar os exames de prevenção, enfim, de diagnosticar a presença da doença o mais rápido possível”.
Ainda de acordo com o Inca, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Assessoria de imprensa
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025