João Pessoa, 22 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MaisTV

‘Mudança’ atrasa entrega do Terminal do Valentina

Comentários: 0
publicado em 22/01/2020 às 06h10
atualizado em 22/01/2020 às 10h16
(Foto: Albemar Santos/ Portal MaisPB)

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) prorrogou o prazo para entrega da construção do Terminal de Integração do bairro Valentina Figueiredo, na Zona Sul da Capital.

As obras, que tiveram custo de R$ 2,2 milhões, tiveram início em março do ano passado e teriam que ter sido entregues em seis meses.

Ao Portal MaisPB, a secretária de Infraestrutura do município, Sashenka da Hora, alegou que não houve paralisação na obra. Segundo Sachenka, o tempo de parada foi apenas por conta do recesso de final de ano, mas os serviços foram retomados na última segunda-feira (20). Ainda conforme a secretária, a Prefeitura aumentou o prazo para entrega da Integração para maio deste ano. O motivo, segundo ela, é a mudança no projeto da estrutura metálica do local.

Em contato com o Portal MaisPB, o mecânico Hélio Anjos contou que na área onde o Terminal é construído, antes funcionava uma área de lazer e lamenta a não conclusão.

“Isso aqui há mais de 30 anos já era patrimônio histórico, não era nem para ser mexido. Prejudicou todos que faziam parte do futebol do Valentina”, considerou o morador, que acredita na conclusão da obra, mas vê uma condição. “Só vai ser terminado próximo à eleição”, analisa.

Ex-trabalhador da obra, seu José (nome fictício) saiu após atrasos no salário e falta de materiais para continuação da construção. Segundo relatou à reportagem, o primeiro mês foi o único em que os operários receberam a remuneração dentro do prazo. Logo depois, começaram os problemas: “Depois dos 30 dias veio a falência de material e dizendo que não estava recebendo da Prefeitura, não estava recebendo material, nem pagando nosso salário por causa disso; porque a Prefeitura não estava fazendo os pagamentos regularmente”, explicou.

Ainda segundo José, nem todos os dias eram de trabalho. Pela falta dos insumos, alguns dias os funcionários iam para a obra, mas não havia o que fazer. Ele, que também reside no Valentina, viu além da demanda antiga do bairro, sua fonte de renda amargar.  “Todo mundo esperando as coisas melhorarem, mas só piora. A gente não espera mais nada de bom, a obra não vai ser concluída no prazo, ninguém sabe se vai realmente terminar”, lamentou.

Em relação à falta de pagamento, Sashenka pontuou que a Prefeitura não está em débito com qualquer empresa.

“Estamos em dia. Isso é desculpa recorrente da empresa, elas alegam isso para muitas vezes não pagar os trabalhadores e isso recai sobre nós, mas não temos nenhuma dívida”, disse.

O novo Terminal de Integração de João Pessoa vai interligar nove bairros e deve contribuir para redução no tempo de espera por transporte coletivo na zona sul. No local será construído um novo campo de futebol com gramado, iluminação em LED, além de piso especial para realização de caminhadas e academias de ginástica.

MaisPB

Leia Também