João Pessoa, 08 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Comissão Externa do Senado, que acompanha o Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, presida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acaba de embarcar para a visita ao canteiro de obras na cidade de Monteiro no Cariri paraibano. Esta é a quarta inspeção que a Comissão faz as obras do Velho Chico.
A comitiva chegou ao aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande por volta as 8h em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de Vital do Rêgo, integram a comitiva, o ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira, o senador Humberto Costa (PT), relator da comissão, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outras autoridades.
Antes de embarcarem, o senador Vital do Rêgo, enfatizou que a obra da transposição do Rio São Francisco, será a redenção para o Nordeste principalmente no período de seca. Ele lembrou que Campina Grande por exemplo, está sofrendo com um racionamento de água devido a redução do volume de água armazenado no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.
“Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição” garantiu o presidente da Comissão.
O ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira reafirmou que a seca que afeta algumas regiões do País não afetará a obra. Ele garantiu com exclusividade, que a fonte do Rio que havia secado, voltou a jorrar. “A transposição já é uma realidade que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em quatro estados” afirmou.
As 11h30, após visitar parte da obra, a comitiva retorna ao aeroporto João Suassuna, onde concede uma entrevista coletiva a imprensa.
MaisPB com Assessoria
OPINIÃO - 10/07/2025