João Pessoa, 19 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
parceria com Interlegis

CMJP disponibiliza cursos a distância e oficinas

Comentários: 0
publicado em 19/12/2019 às 16h47

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com o Interlegis do Senado Federal, está disponibilizando cursos de capacitação à distância e vai realizar oficinas presenciais para servidores do Poder Legislativo e população em geral. O anúncio foi feito durante sessão especial, na manhã desta quinta-feira (19), pelo presidente da Escola do Legislativo, vereador Lucas de Brito (PV), e pelo coordenador do Interlegis, Leonardo Gadelha.

A sessão contou com a presença do presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC); dos vereadores Thiago Lucena (PMN), Leo Bezerra (PSB) e Bosquinho (PSC); e do presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

O vereador Lucas de Brito destacou que a Escola do Legislativo da CMJP tem trabalhado para fazer mais do que o básico, e tem se destacado com a realização de projetos como o Aprendiz de Vereador, que reúne estudantes universitários para conhecer o dia a dia do parlamento. “Eles atuam como os olhos da cidade dentro dos gabinetes. A democracia é fortalecida com a participação do verdadeiro titular do poder, que é o povo”, destacou.

Lucas de Brito explicou que, a partir do convênio firmado entre a CMJP e o Interlegis, é possível acessar, no portal da Câmara, cursos com tutoria e sem tutoria oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). “Os cursos são gratuitos, com o objetivo de capacitar servidores e a população, contando com a qualidade dos professores do Interlegis. Esse convênio traz essa nova faceta, esse novo serviço que a Escola e a CMJP oferecem à cidade de João Pessoa”, esclareceu.

O parlamentar ainda anunciou a realização de uma oficina presencial sobre Marcos Jurídicos, para auxiliar nas modificações do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município, prevista para a primeira semana de janeiro de 2020. “Os servidores do Interlegis estarão novamente aqui, promovendo uma oficina sobre Marcos Jurídicos, a fim de contribuir com a elaboração do nosso novo Regimento Interno e Lei Orgânica”, afirmou Lucas de Brito, antecipando a negociação da realização de mais cinco oficinas para o primeiro semestre do próximo ano.

Leonardo Gadelha fez uma explanação sobre as mudanças ocorridas no mundo desde o século XX, os desafios e as oportunidades que essas mudanças podem trazer para a sociedade, e o papel do parlamento nesse cenário de profusão de mudanças. Ele citou a demografia, a tecnologia da informação, a biotecnologia, a desburocratização e a regulamentação como algumas das novas forças que moldarão a sociedade no século XXI.

“Os parlamentos têm que estar atentos aos novos desafios e às oportunidades. Hoje, lidamos com temas com os quais não lidávamos antes. Temos que ter convergência entre os parlamentos. O Senado Federal é dotado de um dos melhores quadros do país e oferta o capital humano. Vamos trazer os bons quadros do Senado para, junto com o Poder Legislativo Municipal e Estadual, pensarmos em soluções que melhorem a vida do paraibano”, declarou.

O vereador Thiago Lucena agradeceu a presença de Leonardo Gadelha e sua contribuição para a otimização do Poder Legislativo. Bosquinho destacou o esforço e dedicação do ex-deputado nessa parceria e garantiu: “a CMJP está sempre de portas abertas para esse tipo de intervenção”.

Cursos a distância

Os cursos à distância já podem ser acessados através de link no portal da CMJP, que leva ao endereço do ILB, no qual é possível fazer o cadastro e se inscrever nos cursos oferecidos pela instituição, como os sem tutoria: Conhecendo o novo Acordo Ortográfico, Contratações Públicas, Desenvolvimento de Equipes, Dialogando sobre a Lei Maria da Penha, Introdução ao Orçamento Público, Direito Constitucional e do Consumidor.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas