João Pessoa, 25 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO

Chiclete sem açúcar ajuda na saúde bucal

Comentários: 0
publicado em 25/10/2019 às 09h00

Chiclete sem açúcar, frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal. No Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado nesta sexta-feira (25), o dentista do Hapvida e especialista em endodontia, Divanildo Dantas Júnior, fala dos cuidados com os dentes, destaca hábitos nocivos e orienta o que deve ser feito para manter bons hábitos.

“A nossa busca deve ser sempre pela neutralidade no pH (potencial Hidrogeniônico) da boca. Quanto mais ácido, pior, pois cria abrasividade no esmalte dos dentes e pode levar à proliferação acelerada de bactérias”, disse ao explicar porque esses alimentos são aliados de quem quer manter um sorriso saudável por ajudar a neutralizar a acidez.

Segundo o especialista, os alimentos vilões da saúde bucal são sucos, refrigerantes, águas aromatizadas, chá mate, entre outras bebidas com açúcar. Divanildo orienta que eles devem ser evitadas, pois aumentam a acidez bucal e torna o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias. As balas e doces, geralmente, aderem aos dentes, dificultando a limpeza, por isso também deve ser evitado o consumo.

Já a goma de mascar, pode ser uma aliada da saúde bucal, desde que não tenham açúcar. “Outro alimento perseguido são as gomas de mascar, mas na versão sem açúcar ela também pode auxiliar na elevação do pH da boca. Estas gomas são adoçadas com xilitol (adoçante natural), um tipo de açúcar que as bactérias existentes na boca não conseguem metabolizar. O ato de mascá-las por apenas 20 minutos aumenta o pH da saliva em mais de cinco vezes”, disse o dentista.

De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), estudos demonstram que mascar um chiclete sem açúcar por 20 minutos após as refeições previne a cárie. Ele funciona aumentando o fluxo de saliva em sua boca, removendo partículas de alimento e neutralizando os ácidos. A saliva também contém cálcio e fosfato adicionais, que ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Os chicletes com açúcar também aumentam o fluxo de saliva, mas esse açúcar é usado pelas bactérias da placa para produzir subprodutos ácidos.

Cuidados diários – Divanildo Dantas orienta que para manter a higiene bucal é preciso ter cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental. “Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves”, explica.

Saúde começa na boca – Segundo o especialista, para manter a saúde oral em dia, é recomendado que seja feita uma consulta a cada seis meses com o dentista e nessas visitas sempre é bom tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados com os dentes. “Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas”, afirma.

MaisPB

Leia Também