João Pessoa, 15 de abril de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Um protesto de motoristas e cobradores contra a proibição da circulação de vans na Zona Sul do Rio, que entrou em vigor nesta segunda-feira (15), causa transtornos no trânsito nesta manhã. Por volta das 11h30, o grupo saía do Arpoador e caminhava em direção a Copacabana.
O ato, que teve início na Autoestrada Lagoa-Barra, na altura da Rocinha. provocou lentidão em locais como a Praça Sibélius, na Gávea, e em toda a orla.
Os manifestantes, que utilizam caixas de som e faixas contra a nova medida de circulação, ocuparam meia pista da Avenida Visconde de Albuquerque até a Avenida Delfim Moreira, onde, por volta de 10h15, havia retenções. De acordo com a Rádio CBN, o motorista levava cerca de uma hora para percorrer os trechos do Leblon e de Ipanema por volta das 11h15.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanham o grupo.
Para o motorista Cristiano Nascimento Lira, de 33 anos, o prazo dado pela Prefeitura foi muito pequeno. "Todo mundo tem família, carro pra pagar e pegou todo mundo de surpresa. Não deu um prazo pra arrumar emprego. Isso é uma covardia. Só liberaram duas linhas em um percurso muito pequeno pra todas as vans poderem trabalhar", afirmou ele, referindo-se aos dois trajetos que a Prefeitura permitirá circular na região da Rocinha, em São Conrado.
O motorista Sebastião Gabriel de Castro , 63 anos, que trabalha há 13 anos com van, teme ficar desempregado. "Todos nos fomos pegos de surpresa. Dependemos disso aí, é o nosso ganha pão, nosso sustento e da nossa família", declarou.
G1
CABEDELO - 13/11/2025