João Pessoa, 18 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AGÊNCIAS

Cássio propõe que ANA e AESA trabalhem juntas na gestão das águas na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 18/04/2013 ás 20h34

 Após audiência realizada no último dia 3 de abril, o senador Cássio Cunha Lima reiterou junto a Agência Nacional das Águas (ANA) a necessidade de recuperar os níveis do açude Epitácio Pessoa, responsável pelo abastecimento d’água de aproximadamente um milhão de paraibanos. Em ofício encaminhado por Cássio nesta quarta-feira, 17, ao diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Grillo, foi sugerida uma ação conjunta entre a ANA e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) para minimizar os efeitos da seca no estado.

Conhecedor da problemática da seca, Cássio tem cobrado veementemente soluções para a convivência com o período de escassez d’água. Na manhã desta quinta-feira, o senador postou em seu twitter fotos de cabeças de gado estendidas no chão seco do interior da Paraíba. “O governo tem sido omisso e insensível. É inadmissível o atual estado dos rebanhos e das plantações da Paraíba. É revoltante o descaso do governo federal”, disse.

Horácio Figueiredo, chefe de gabinete de Vicente Grillo, disse que a ANA está elaborando um estudo técnico que deve ser apresentado na semana entre 22 e 26 de abril. “As medidas que estão sendo avaliadas pelos nossos técnicos pretendem minimizar os impactos da seca na região por meio de alternativas ligadas ao açude Boqueirão”, disse o integrante da instituição responsável pela gestão dos recursos hídricos no país.

O senador descreve o cenário do interior paraibano como a pior seca dos últimos 50 anos. O Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão)– que alimenta 500 açudes na Paraíba – precisa de uma recarga de 222 milhões de metros cúbicos d’água, mas a previsão é de perda de 120 milhões de metros cúbicos. Atualmente Boqueirão está com 214.439.928 m³ (52,1% da sua capacidade). De acordo com estudo da Universidade Federal de Campina Grande existe a possibilidade de colapso no abastecimento em Campina Grande e 17 municípios caso não tenhamos precipitações ou mesmo que não seja feito um manejo responsável da água do manancial.

Assessoria 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x