João Pessoa, 12 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Câmara Federal

Comissão discute cortes em bolsas de pesquisa

Comentários: 0
publicado em 12/09/2019 às 10h40

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) presidiu, nesta quarta-feira (11), uma audiência pública que reuniu representantes dos principais órgãos de promoção da ciência e financiamento de pesquisas científicas no Brasil, entre eles, o presidente e diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representante do ministério da economia.

O encontro, que teve por objetivo de debater a atual situação das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do CNPq. “Eu não consigo tirar da cabeça estudantes que venceram Olimpíadas de Matemática e com isso garantiram o direito de ganhar uma bolsa de R$ 100. Falo de uma bolsa em específico, que na minha visão não há como nenhum governo suspender algo tão pequeno diante do impacto que causa na vida dos estudantes”, frisou o tucano Pedro Cunha Lima.

Pedro explicou que o Governo Federal ficou de analisar as finanças com base em um novo balancete, que será divulgado no próximo dia 22 de setembro. O Governo já se manifestou dizendo que, se tiver uma recuperação da receita, esse novo limite poderá ser repassado para o CNPq. No caso da Capes, como os cortes previstos são para o orçamento do ano que vem, em um percentual de 50%, os deputados ainda estão discutindo e argumentando para que essa redução não seja concretizada.

Petição Pública – Ainda durante a audiência pública, o deputado Pedro Cunha Lima recebeu um abaixo assinado com 925 mil assinaturas lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em conjunto com 107 entidades acadêmicas e científicas. As pessoas que assinaram a petição saem em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MaisPB

Leia Também