João Pessoa, 29 de abril de 2013 |   --ºC / --ºC   
  Dólar    -   Euro   
A Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul prendeu pelo menos dezesseis pessoas nesta segunda-feira dentro da Operação Concutare, que reprime crimes ambientais, contra a administração pública e lavagem de dinheiro. Entre os detidos está o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg (PCdoB), e o secretário municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia (PMDB).
Niedersberg ficou menos de um mês no cargo. Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ele assumiu no dia 8 deste mês. Desde janeiro de 2011, estava à frente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).
Segundo a PF, os detidos serão indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada um. Eles são suspeitos de participar na concessão ilegal de licenças ambientais.
Na Operação Concutare, 150 policiais federais trabalham para cumprir 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, ainda há outras prisões a serem efetuadas. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul e São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, em Santa Catarina.
Veja.com
 "INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025