João Pessoa, 22 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no domingo

Encceja: quase 3 milhões de brasileiros farão prova

Comentários: 0
publicado em 22/08/2019 às 10h36
atualizado em 22/08/2019 às 07h38

Desde 2017, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta. A prova deste ano contará com a participação de 2.973.375 pessoas, em todo o país, e será aplicada neste domingo (25), em todo o território nacional.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faz um alerta para que os estudantes consultem com antecedência o Cartão de confirmação do Encceja 2019. É nele que estão informações importantes como endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso.

É comum candidatos se perderem ou confundir o local da prova, justamente por falha na checagem das informações. Por isso, o Inep pede que os interessados acessem a Página do Participante, imprima o comprovante e verifique rotas para chegar ao local com antecedência.

A apresentação do comprovante não é obrigatória, mas ajudará o candidato a se localizar e chegar mais tranquilo para a prova. O participante deve levar um documento de identificação válido, como RG, carteira nacional de habilitação (CNH).

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Setenta e oito por cento das inscrições foram para a prova que emite o certificado de conclusão do ensino médio e 21,6% para conseguir a certificação do ensino fundamental.

MaisPB

Leia Também