João Pessoa, 19 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Cerimônia Militar

MaisTV: 1º Grupamento tem novo comando

Comentários: 0
publicado em 19/08/2019 às 12h38

O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), em João Pessoa, realizou a passagem de comando na manhã desta segunda-feira (19), do General de Brigada Marcelo Arantes Guedon para o General de Brigada Rogério de Cetrim Siqueira. A cerimônia conto com a participação do governador João Azevêdo (PSB), da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) entre outras autoridades.

O novo Comandante do 1º Gpt E é natural do Rio de Janeiro (RJ) e, anteriormente, era o Subchefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, localizado na cidade de Porto Alegre (RS). O General Siqueira assume este Comando após sua promoção a General de Brigada, ocorrida no dia 31 de julho de 2019.

O 1º Grupamento de Engenharia é a Organização Militar responsável pelas obras militares, obras de cooperação, bem como questões de meio ambiente e patrimônio no âmbito da Região Nordeste. A criação desta Grande Unidade data de 1955, pelo Decreto nº 37.221, de 27 de abril. Sua sede inicial foi na cidade de Campina Grande (PB).

O Grupamento foi criado a partir da necessidade de assegurar a conjugação dos esforços de três Unidades Militares de Engenharia pioneiras: o 1º Batalhão Rodoviário e os 3º e 4º Batalhões Ferroviários, com sedes, respectivamente, em Caicó (RN), Campina Grande (PB) e Crateús (CE). Suas missões iniciais abrangiam a construção de rodovias e ferrovias e a execução de obras contra os efeitos da seca.

Veja vídeo 

MaisPB

Leia Também