João Pessoa, 06 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MOBILIDADE

Bayeux elege os delegados que vão participar da Conferência Estadual das Cidades

Comentários: 0
publicado em 06/05/2013 ás 17h19

A Prefeitura de Bayeux promoveu, no último sábado (4), a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Bayeux. O evento ocorreu no auditório do Sesi e teve como central “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. Na oportunidade, foram definidos os nomes dos representantes do município para a 5a Conferência Estadual das Cidades, que ocorrerá nos dias os dias 22, 23 e 24 de agosto deste ano.

Durante o evento, foram discutidos temas relevantes, a exemplo da necessidade do desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção social e de integração intersetorial e territorial (estados e municípios). Também foram discutidas as demandas do município para a execução do Ministério das Cidades no próximo triênio 2014-2017.

A abertura foi realizada pelo prefeito Dr. Expedito Pereira (PSB). Em discurso, ele defendeu a união entre a sociedade civil, entidades de classe e os poderes Executivo e Legislativo em prol do crescimento de Bayeux. Segundo o prefeito, a gestão municipal sozinha não consegue atender todas as demandas que a cidade necessita.

“Essa conferência representa o momento em que todos os segmentos da sociedade se reúnem para debater os nossos problemas e para apontar prováveis soluções. É importante que essa união de forças represente a concretização de grandes investimentos em obras e ações para a nossa cidade, pois, eles [os delegados escolhidos] vão representar Bayeux, mostrando as necessidades da nossa cidade e apresentando propostas positivas para isso, principalmente, nas áreas de mobilidade urbana e infraestrutura”, disse o prefeito.

Plano diretor

O prefeito Dr. Expedito Pereira ainda prometeu revisar o Plano Diretor de Bayeux – ferramenta do planejamento municipal que ajuda a nortear a ação dos agentes públicos e privados -, que foi lançado no ano de 2004. “Esta também é uma das metas da nossa política de desenvolvimento urbano. O nosso Plano Diretor está obsoleto e precisa ser revisto o quanto antes. As coisas estão acontecendo numa velocidade muito grande e as demandas do município estão sempre se modificando. Por isso, é preciso readequá-lo conforme as necessidades”.

Desenvolvimento urbano

Representando o Governo do Estado, o consultor do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Ariosvaldo Aguiar, enalteceu a realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Bayeux. Segundo ele, o evento é uma instância de participação da sociedade civil e do setor público para a discussão de propostas sobre temas relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

“Este é o momento de avaliar e de propor políticas públicas para a cidade. Os delegados municipais eleitos vão discutir, na próxima conferência estadual, os temas que estão previstos para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que são relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Além de discutir as ações e diretrizes para os municípios, vão apontar as demandas necessárias para que o Ministério das Cidades saiba aonde aplicar os recursos públicos nos anos de 2014 a 2017”, explicou.

A 5ª Conferência da Cidade de Bayeux constitui etapa preparatória para a Conferência Estadual das Cidades da Paraíba, que, por sua vez, é etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano.

Planejamento integrado de mobilidade urbana

O diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, também foi um dos participantes da conferência. Na oportunidade, ele falou sobre o tema “mobilidade urbana” e defendeu a elaboração de um planejamento estratégico para o município de Bayeux.

“Bayeux é uma das cidades com maior densidade demográfica do Brasil. É um município com muita complexidade em seu planejamento na área de mobilidade urbana. É preciso chamar as pessoas e as autoridades públicas para participarem da elaboração de um planejamento integrado. Bayeux sozinha não vai resolver esse problema, pois, ela está ligada diretamente a João Pessoa e a Santa Rita e é preciso também convocar os gestores desses municípios para integrarem esse planejamento”, justificou.

Delegados eleitos

Ao final do evento, foram indicados os representantes de Bayeux na 5ª Conferência Estadual das Cidades, no mês de agosto, em João Pessoa. Ao todo, são 18 delegados, entre titulares suplentes, escolhidos pelos poderes Executivo (4) e Legislativo (2), segmento empresarial (2) e movimentos populares (10). São eles:

Indicados pelo Poder Executivo:

Dogival Gomes Medeiros (Titular)

João Damião Bezerra (Suplente)

Zades Lira Ribeiro Filho (Titular)

Robertino Lopes (Suplente)

Indicados pelo Poder Legislativo:

Lucilia de Freitas Oliveira (Titular)

Flavio José dos Santos (Suplente)

Movimentos populares:

Simone Ferreira (Titular)

Juvenal de Santana (Suplente)

Marinalda Cardoso (Titular)

Meridiana Cardoso (Suplente)

Umberto Pereira Pessoa (Titular)

Edmilson Pereira de Oliveira (Suplente)

Marcone Gomes Moreira (Suplente)

Osmar Alves do Nascimento (Titular)

Antonio Giltemário Lima (Titular)

Adalberto Caxias de Araújo (Suplente)

Segmento empresarial

Valdemir Ferreira do Nascimento (Titular)

João Bosco (Suplente)

Assessoria de Imprensa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x