João Pessoa, 11 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A falta de adesão por parte do paraibanos a uma medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estimular a geração doméstica ganhou repercussão nacional neste sábado (11), sendo a matéria principal do site de notícia da Globo, o G1.
De acordo com a matéria, nenhum dos consumidores do estado “mais ensolarado do Brasil” aderiu a resolução foi aprovada para incentivar e reduzir barreiras para essa produção de energia, dando desconto na conta de luz, caso haja produção excedente.
‘Nenhum consumidor paraibano solicitou ligação ao sistema da concessionária de energia do estado para aproveitar o abatimento, segundo a distribuidora Energisa’, diz o texto.
A reportagem ouviu depoimentos de Chigueru Tiba, professor e pesquisador do grupo de Fontes Alternativas de Energia (FAE), que afirmou que cidades como Patos e Sousa, no sertão do Estados, estão entre os melhores lugares do Brasil em relação à incidência dos raios solares, sendo que em apenas em um metro quadrado teria energia suficiente para manter uma residência com consumo de casa com consumo de 150kw/h por mês, se o fossem aproveitada na sua totalidade, mas, geralmente 15% dos raios são captados pelo módulo fotovoltaico, .
“Cidades como Sousa e Patos têm uma radiação média anual de 20 MJ/m². Em um mês como dezembro, por exemplo, quando tem muito sol, a Paraíba tem uma incidência de 24 MJ/m² ou 26 MJ/m²”, comenta. Megajoule (MJ) é uma unidade de medida de energia, também usada para aferir a incidência de radiação solar.
Falta de adesão a energia solar na Paraíba foi destaque no portal G1 (imagem: reprodução)
MaisPB
com G1
MAIO AMARELO - 14/05/2025