João Pessoa, 24 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Marketing

Especialista destaca estratégias para eleições

Comentários: 0
publicado em 24/07/2019 ás 11h11
atualizado em 24/07/2019 ás 11h13

Marcadas pelo uso da Internet, as eleições de 2018 incentivaram a utilização das redes sociais mais tradicionais (Facebook, Instagram e Twitter) até as mais recentes, como o Whatsapp. Mas especialistas relembram a onde de Fake News e avaliam que o discurso assertivo pode fazer a diferença nas eleições de 2020, mas está sendo ignorado.

“As diversas ferramentas foram essenciais, mas aqueles candidatos que tiveram êxito trabalharam seu discurso, suas ideias, suas propostas antes e durante a campanha eleitoral”, afirmou Felipe Miranda, especialista em Comunicação e Marketing Político. Segundo ele, é preciso levar em conta que o resultado não é obtido com uso da rede social apenas na véspera da campanha: “Quem teve êxito fomentou suas redes sociais durante no mínimo dois anos”, salienta.

Partindo da plataforma digital houveram os chamados “Comícios Digitais”, lives com centenas e milhares de pessoas ouvindo o candidato. “Se você quer ganhar a eleição em 2020, saiba que você vai precisar ter conteúdo e cultivar uma rede social bem ampla. Ou seja, foque na pré-campanha desde já!”, acrescenta Miranda.

Outra lição para 2020, na avaliação do especialista, é justamente entender que não se transpõe a campanha política offline (na rua) para o digital. O segredo estaria no equilíbrio de ambas e ter um conteúdo específico para cada movimento. “O que se coloca na rede não é o mesmo que se coloca no panfleto. Também não existem milagres, se o candidato não colaborar e compreender estas duas técnicas (off e on) ele não vai decolar”, enfatiza.

Felipe Miranda ainda continua: “Quando falamos em Internet X Rua devemos lembrar do básico da comunicação de uma campanha: ‘Posicionamento de Marca’, saber o foco do candidato, a imagem que ele vai passar e principalmente suas propostas. Isso deve ser construído agora! Para isso devemos ter um misto de Haddad e Bolsonaro. Um dos fatores determinantes da eleição de Bolsonaro foi seu posicionamento claro, mesmo desagradando diversos setores, e sua estratégia de defesa foi o ataque. Da mesma forma que Haddad cresceu ao segmentar seu público, criando um discurso especifico para cada grupo, essa estratégia de Haddad, conseguiu desconstruir Ciro Gomes que apesar de ter um discurso persuasivo, tinha sua limitações de público. Ou seja, em 2020 o candidato vitorioso deve usar a estratégia de ter clareza em suas convicções, segmentar seu público e atacar as fraquezas de seu oponente”.