João Pessoa, 22 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HOSPITAL

‘Help’ terá três UTI’s, 400 leitos e centro de Oncologia

Comentários: 0
publicado em 22/07/2019 às 15h47

O Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa, o Help, teve seu projeto oficialmente apresentado na última quinta-feira (18), em Campina Grande, durante evento realizado no Teatro Facisa com a presença de diversas autoridades políticas e representantes da classe médica de todo o Nordeste.

Diretora de Estratégia e Governança da Unifacisa e arquiteta responsável pelo projeto do Help, Carolina Gadelha comemorou o lançamento e destacou a inovação e a tecnologia como diferenciais na idealização e construção do empreendimento.

“A primeira pergunta feita para a arquitetura do Help foi: como construir um hospital do futuro em um momento em que a saúde está sendo revolucionada pela tecnologia? Como iríamos direcionar isso para que não fosse apenas um discurso e sim uma realidade? Para isso, criamos um squad de inovação, ou seja, um comitê multidisciplinar com vários profissionais das áreas de saúde, negócios, arquitetura, professores, entre outros. Membros que pesquisaram profundamente como construir um projeto realmente inovador”, explica Carolina.

O Help está sendo construído no bairro das Malvinas, ao lado do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, e chega para suprir lacunas no atendimento hospitalar do município e também da região. O hospital terá 23.000 m² de área construída, com 205 leitos na primeira etapa e 400 leitos na segunda, além de um moderno centro de diagnóstico, três UTIs (adulto, infantil e neonatal), pronto atendimento adulto e pediátrico e centro de oncologia com equipamentos de última geração. Além disso, o Help contará com um centro de treinamento médico e núcleo de pesquisa com participação de parceiros nacionais e também de fora do País. Isso tudo sem contar a empregabilidade: a expectativa é que o empreendimento gere 1500 empregos após sua conclusão.

“É um projeto que vem de longa data, desde que criamos a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) já imaginávamos a criação deste hospital. E agora temos o prazer de apresentá-lo como uma realidade. Focamos na humanização hospitalar, buscando revolucionar a saúde de Campina Grande atendendo a todos os públicos, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular e convênios. Com isso, toda a população de Campina Grande e da região será favorecida”, disse Carolina.

Sobre a construção, a diretora reforça que a primeira etapa será entregue em janeiro do ano que vem. “Temos três fases de entrega, sendo a primeira ambulatorial, para atender nossos cursos da área da saúde, marcada para janeiro de 2020. Em seguida, mais 205 leitos na segunda fase e a terceira fase, na qual somaremos mais 200 leitos a esse projeto. Estamos com 80% da estrutura metálica concluída e escolhemos esse tipo de estrutura pois nos oferece vantagens em termos de qualidade e prazo, além da flexibilidade de poder desenvolver o projeto e modificá-lo por conta da tecnologia e suas mudanças”, explicou a diretora.

Durante a apresentação, Carolina também destacou o site do Help (www.hospitalhelp.com.br) como o principal meio de proporcionar à comunidade a participação na construção e idealização do hospital. “Criamos um portal de comunicação com a sociedade onde temos informações como a história do projeto, diretrizes, galeria de imagens, notícias, acompanhamento da obra, dados sobre o hospital e parceiros, entre outros. Temos um formulário para que a população possa se comunicar conosco, com sugestões, críticas e elogios, para que possamos construir juntos esse futuro. Nosso objetivo e grande propósito é entregar tudo que almejamos e sonhamos para Campina Grande e também para a Unifacisa”, completou a diretora.

MaisPB

Leia Também