João Pessoa, 05 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUARTA

Operação Guatanamo da Administração Penitênciária, PM e Civil caça presidiário na PB

Comentários: 0
publicado em 05/06/2013 às 07h22

Pelo menos 25 pessoas já foram presas pela Operação ‘Guatanamo’ da Secretária de Administração Penitênciária da Paraíba em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. A Operação foi desencadeada na madrugada desta quarta-feira (5) para capturar apenados do  regime semiaberto de presídios paraibanos envolvidos em crimes. A ação visa cumprir 79 mandados de prisão na Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
 

De acordo com  o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a operação tem o objetivo de tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprirem suas penas nos regimes semiaberto e aberto, mas não estavam retornando ao cárcere durante a noite e finais de semana.

“Nós identificamos pessoas que deveriam está cumprindo penas aqui em Patos, no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói; Em Niterói, no Distrito Federal, em Pernambuco e principalmente aqui no Sertão da Paraíba”, disse Virgolino avisando que a Paraíba está reagindo ao crime organizado.
“Nós sabemos que é um trabalho árduo, demorado, mas que vamos limpar o Estado de qualquer tipo de crime”.
 

O secretário informou que foi  constatado que os apenados que cumpriam penas nos regimes semiaberto e aberto da Comarca de Patos-PB não estavam se recolhendo ao cárcere durante as noites e finais de semana e contribuindo com o aumento da criminalidade.
 

“Houve um aumento nos crimes patrimoniais e homicídios. Desde 2013, ficou comprovado uma grande demanda de pedidos judiciais de transferência de domicílios de apenados de comarcas em toda a Paraíba para a comarca de Patos”, enfatizou Virgolino.
 

Virgolino  revelou  que mais de 100 homens, distribuídos em cerca de 50 viaturas do Sistema Penitenciário, Policia Civil e Polícia Militar, participam da operação.
A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado estima que somando as penas de todos os crimes cometidos pelos 79 alvos, ultrapassam mil anos de pena. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara das Execuções da Comarca de Patos.
 

MaisPB

com Portal Correio

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas