João Pessoa, 17 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, disse nesta segunda-feira (17) que o país está disposto a ser mais transparente em relação ao seu programa nuclear, mas não vai encerrar o enriquecimento de urânio.
"Nossos programas nucleares são completamente transparentes. Mas estamos dispostos a mostrar maior transparência e deixar claro para o mundo todo que os passos da República Islâmica do Irã estão completamente dentro dos padrões internacionais", disse.
Em função disso, segundo ele, os Estados Unidos deveriam reconhecer os direitos nucleares do Irã.
"’O diálogo com os Estados Unidos deve ser feito dentro da legalidade e do respeito mútuo. Os Estados Unidos não podem intervir nos assuntos internos do país e reconhecer os direitos nucleares do Irã e cessar sua política unilateral e de pressão", declarou.
"O tempo das exigências ocidentais (para interromper o enriquecimento de urânio) é passado", disse presidente eleito, garantindo que há "muitas maneiras de construir a confiança", porque o Irã "fará (o exercício) de mais transparência para mostrar que suas atividades estão em conformidade com as regras internacionais".
No domingo, os EUA acenaram com uma "parceria" com o presidente eleito, caso ele cumpra as obrigações internacionais do país.
Israel foi mais cético, lembrando que quem decide sobre a política nuclear iraniana é a autoridade suprema do país, o aiatolá Ali Khamenei.
Síria
Rohani também afirmou que a guerra civil síria deve ser resolvida pelos próprios sírios e advertiu contra as ingerências estrangeiras, num momento em que as potências ocidentais discutem a possibilidade de armar os rebeldes.
"A crise síria será resolvida com o voto dos sírios. Estamos preocupados com a guerra civil e as ingerências externas. O atual governo [do presidente Bashar al-Assad] deve ser respeitado pelos demais países até as eleições [presidenciais de 2014], e depois o povo decidirá."
Prisioneiros
A entrevista foi repentinamente interrompida quando um homem na platéia levantou-se e gritou um slogan a favor do líder reformista Mir Hossein Mousavi, mantido sob prisão domiciliar desde 2011.
"Rohani, lembre-se, Mirhossein deve estar (presente)", gritou o homem ao vivo pela televisão estatal enquanto seguranças o afastaram. Rohani deixou o palco e a televisão estatal cortou para cenas de pessoas em votação e música
Vitória em primeiro turno
O moderado Rohani foi eleito já em primeiro turno, após derrotar três candidatos "linha-dura" nas eleições de sexta-feira passada.
A vitória de Rohani marca o fim de oito anos de poder conservador.
De acordo com resultados definitivos, Rohani, de 64 anos, obteve 18,6 milhões de votos (50,68%), e ficou à frente do prefeito conservador de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf, que recebeu 6,07 milhões de votos, e do chefe dos negociadores na questão nuclear, Said Jalili, com 3,17 milhões, que era apoiado pela ala dura do regime.
Após uma campanha morna, este aliado do ex-presidente moderado Akbar Hashemi Rafsanjani, foi beneficiado pela desistência do candidato reformista Mohammad Reza Aref e recebeu o apoio na terça-feira do líder dos reformistas, Mohammad Khatami.
Contudo, a vitória do candidato apoiado pelos campos moderado e reformista não significa uma guinada na política da República Islâmica em temas estratégicos, que estão sob a autoridade direta de Khamenei.
G1
CRISE NO PSB - 19/09/2025