João Pessoa, 19 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SÃO JOÃO

Decoração de festa em Bananeiras é feita pela mesma artista há oito anos

Comentários: 0
publicado em 19/06/2013 ás 15h21

“Cada bandeirola leva um pedacinho desta cidade e em cada um delas eu coloco um pouco do meu coração e da minha alma”. Essa é a forma que Diana Oliveira, responsável há oito anos por toda a decoração do São João de Bananeiras, define o que sente quando vê as ruas da cidade coloridas com bandeirolas, balões e bonecos juninos. Todo o material decorativo é confeccionado por Diana e sua equipe.

As atividades para deixar a cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano e a 141 km de João Pessoa, em clima junino começam com pelo menos dois meses de antecedência. De acordo com a decoradora, a equipe é composta por 15 pessoas distribuídas na oficina (local onde as peças são confeccionadas) e na montagem nas ruas. Basicamente Diana utiliza TNT, chita e juta para criar as peças juninas.

Para o São João deste ano, a autodidata usou cerca de quatro mil metros de TNT só para confeccionar as bandeirolas que enfeitam diversas ruas do centro de Bananeiras. Em média, mas de 35 mil bandeirolas foram confeccionadas neste ano. “Eu sempre fico emocionada quando vejo a cidade enfeitada. Quando termino de decorar, até choro porque acho muito bonito. É a minha terra, onde nasci e me criei. Eu me sinto uma pessoa realizada quando vejo a cidade toda enfeitada. Faço tudo isso com muito amor e dedicação”, disse.

Diana começou com esse trabalho quando tinha 42 anos. “Na época era professora e meu irmão que me incentivou”, segundo Diana Oliveira, o irmão via um potencial artístico que ela mesma não enxergava. Com o apoio dele, Diana decorou uma praça durante o período junino. A equipe da Prefeitura de Bananeiras ficou satisfeita com o resultado, e no ano seguinte Diana Oliveira expôs seu trabalho em outras partes da cidade. Hoje, após oito anos, ela aprimorou ainda mais as técnicas para deixar Bananeiras cada vez mais linda e enfeitada durante o São João.

A decoradora acredita que desenvolveu mais esse seu lado artístico quando atuava como professora e organizava as festas como, por exemplo, o 7 de Setembro. “Acredito que a partir daí descobri esse meu talento”, brincou Diana que hoje é professora aposentada.

“Ela é uma artista nata que há oito anos faz a decoração da cidade. Diana é muito criativa e nós vamos, neste ano, prestar uma homenagem para ela. É uma maneira da prefeitura reconhecer o trabalho lindíssimo que ela realiza em Bananeiras durante todos esses anos”, explicou Mirian Trindade, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras.

Mas quando a festa chega ao fim, as bandeirolas e os balões são retirados e esse trabalho também é feito por Diana e sua equipe. “No momento de retirar a decoração fica aquele vazio. Olho para a cidade e fico sentido que falta alguma coisa. Que um pedacinho de mim foi embora”, disse Diana que sente conforto quando lembra que no próximo ano terá novamente a festa junina e ela, juntamente com sua equipe, vai poder fazer uma decoração ainda mais bela que a do ano anterior.

O São João de Bananeiras acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho. A abertura do evento será com o Auto do São João Menino, no Colégio Emília de Oliveira, às 19h30. O elenco do Auto é formado por mais de 70 crianças que são atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), projeto do Governo Federal. O São João de Bananeiras conta com mais de 20 atrações musicais que se apresentam em um dos três palcos montados no Centro da cidade. O diferencial da programação é a seleção dos melhores musicas do estilo forró pé-de-serra.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x