João Pessoa, 28 de junho de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O blog “O Cafezinho” teve acesso a uma investigação da Receita Federal sobre uma possível sonegação milionária da Rede Globo de Comunicações. Trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou em um auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. De acordo com o blog, somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que o sistema de comunicação deve ao contribuinte brasileiro até 2006 sobe para R$ 615 milhões.
Ainda segundo o blog, a fraude teria se dado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, em uma operação do tipo ‘paraíso fiscal’.
“A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior”, afirma o blogueiro Miguel do Rosário, que aponta o José Roberto Marinho no réu do processo em que a empresa é acusada de sonegação.
“Uso o termo ‘mensalão’ porque a Globo também cultiva seu lobby no Congresso. Também usa dinheiro e influência para aprovar ou bloquear leis. O processo correu até o momento em segredo de justiça”, acusou o blog, que continua o ataque: “Tudo que se relaciona a Globo, a Dantas, ao PSDB, permanece quase sempre sob sete chaves. Mesmo quando vem à tona, a operação para abafar as investigações sempre é bem sucedida”.
Mais adiante, o blogueiro pede ao Ministério Publico, “mais que nunca empoderado pelas manifestações de rua” (como destaca), que investigue a sonegação da Globo, exija o ressarcimento dos cofres públicos e peça a condenação dos responsáveis.
Acesse a matéria na íntegra clicando AQUI
Abaixo, documentos que, segundo o blog, comprovam a sonegação



.jpg)








MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025