João Pessoa, 19 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OPERAÇÃO

PF resgata venezuelanos tratados como escravos

Comentários:
publicado em 19/04/2019 às 13h46

Uma força tarefa da Polícia Federal (PF) e da Gerência do Trabalho de Ilhéus (BA) resgatou dez venezuelanos que estavam sendo submetidos a condições similar a escravidão na Bahia.

O grupo prestava serviços em um galpão de uma oficina na rodovia BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí. A oficina realiza serviços de manutenção de equipamentos de um parque de diversões.

Eles foram aliciados na Venezuela com proposta feita por um casal de empregadores, um brasileiro e um polonês e chegaram ao Brasil em janeiro de forma regular e com passagem fornecida pelos empregadores.

Entretanto, o custo da viagem estava sendo descontado mensalmente da remuneração dos empregados, além dos gastos com alimentação, alojamento, televisão e internet, o que representava dois terços da remuneração dos venezuelanos. Eles não tinham vínculo empregatício, viviam em instalações precárias, com camas improvisadas e sem ventilação nos cômodos.

O casal foi preso e deverá responder pelo crime de redução de trabalhador à condição análoga à de escravo, tipificado no Código Penal. A Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo está fornecendo hospedagem, alimentação e suporte para emissão de documentos aos venezuelanos para que permaneçam no país.

MaisPB com R7 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também